Sexta-feira, Maio 3, 2024
CulturaDestaque

Seis sugestões para o fim de semana em Almada

Aproveite o fim de semana para ir ao teatro, construir a cidade com os mais novos, conhecer um projeto de voluntariado ou participar numa oficina de dança.

 

Janeiro, em Almada, não é sinónimo de paragem. Na cidade, a animação continua com atividades para os mais novos, uma visita guiada à exposição de fotografias de Júlio Diniz e teatro satírico no Auditório Municipal. Conheça aqui as sugestões do ALMADENSE.

 

1. Pôr os mais novos a explorar o Teatro Azul

Publicidade
fct-cientistas

“Quando vamos ao teatro, sentamo-nos na plateia e assistimos ao que se passa no palco. Mas o que será que se esconde atrás dos cenários? O que existirá para lá do que vemos?” É este o mote do Teatro Municipal Joaquim Benite para a atividade que acontece já no próximo sábado, 27 de janeiro, onde os mais pequenos podem explorar o teatro. A visita será feita sob a forma de um jogo que promete divertir as crianças, organizado por Paula Barroso, jornalista que se dedica ao jornalismo infantojuvenil. As visitas-jogo terão lugar às 15h, dos 5 aos 8 anos, e às 16h, dos 9 aos 12 anos. A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos) e está limitada a 10 crianças por cada período.

 

2. Participar numa oficina de dança contemporânea

A Casa da Dança promove uma oficina de dança contemporânea no sábado, 27 de janeiro, das 15h às 18h, destinada ao público (com ou sem experiência) com mais de 55 anos. Nesta oficina, os participantes podem explorar o seu potencial físico, criativo e relacional. Será o coreógrafo Rafael Alvarez a abrir a todos o mundo da dança contemporânea, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música e as imagens. Desta forma, a iniciativa pretende promover “o combate à inércia e na prevenção da diminuição de mobilidade, através do estímulo da autonomia”, como pode ler-se na página do evento. A oficina é limitada a 25 vagas e terá lugar no espaço da Casa da Dança – Ponto de Encontro, em Cacilhas. Inscreva-se aqui.

 

3. Imaginar a cidade em família

Também a 27 de janeiro, das 15h às 16h30, os mais novos vão poder imaginar e construir Almada. Partindo da localização do Museu de Almada – Covas de Pão, no centro histórico do concelho, a atividade propõe o uso das mãos para construir, em família, uma cidade de papel. A imaginação é, assim, a protagonista desta nova cidade, para a qual vão ser criadas ruas, escadas e torres de diversas cores. A atividade é gratuita, sendo necessária inscrição através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.

 

4. Fazer uma visita guiada à exposição de Júlio Diniz

museu-de-almada

Às 15h30 de sábado, 27 de janeiro, o Museu de Almada – Casa da Cidade proporciona aos visitantes uma visita guiada à exposição “Esta é a Cidade e é Bela: A Almada de Júlio Diniz”. Na visita, orientada pela Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, far-se-á uma abordagem técnica e estética às imagens captadas pelo fotógrafo, explorando as várias imagens que Almada tem para oferecer. A iniciativa é gratuita, com marcação prévia através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt

 

5. Ver teatro satírico no auditório municipal

27 e 28 de janeiro, pelas 16h, o grupo de teatro da Universidade Sénior D. Sancho I de Almada apresenta “O Teatro Obrigatório”, peça satírica de Karl Valentin com encenação de Luzia Paramés. “Marcados por um humor peculiar e absurdo, muitas vezes baseado em jogos de palavras, inversões de sentido e situações cómicas inusitadas, os textos de Karl Valentin foram influenciados pelo teatro de revista, pelo expressionismo e pelo dadaísmo”, informa a organização. Nesta peça, o dramaturgo mistura situações quotidianas com absurdos e jogos de palavras, retratando personagens comuns em situações únicas e expondo a fragilidade e caráter cómico da condição humana. O espetáculo terá lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça e está integrado na 27ª Mostra de Teatro de Almada. Os bilhetes têm o valor de 4 euros, e podem ser reservados através do e-mail domsanchosecretaria@gmail.com.

 

6. Conhecer um projeto de voluntariado ambiental

O projeto Reduna chega à praia de S. João da Caparica já no próximo domingo, 28 de janeiro. A organização incita todos a conhecer o “projeto inovador de restauro dos sistemas dunares” e colaborar para a sua manutenção, como pode ler-se na página do evento. O projeto Reduna, iniciativa municipal, visa promover a restauração ecológica e a recuperação do sistema dunar das praias do concelho de Almada, aumentando a capacidade de retenção das areias. As inscrições na ação de sensibilização devem ser enviadas por e-mail para diacs@cma.m-almada.pt.

 

Cine Incrível vai deixar de ter música ao vivo. “Rombo enorme para a cultura de Almada”

Publicidade
education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *