Septeto que presta tributo à música tradicional cubana dos anos 30, 40 e 50 traz um espetáculo especial à Academia Almadense.
O septeto “Havana Social Club” traz a Almada os ritmos cubanos, através de uma homenagem ao famoso “Septeto Habanero”. Para isso, convida o público a entrar na história e na tradição cubana, prestando tributo à música tradicional deste país, do qual fazem parte artistas como Compay Segundo, Nico Saquito, Los Compadres ou Buena Vista Social Club. O concerto terá lugar a 6 de maio, pelas 21h30, na Academia Almadense.
Através da releitura de clássicos do cancioneiro cubano, o grupo convida os assistentes a explorar a essência desta cultura, com o virtuosismo de Victor Zamora no piano. De origem cubana e radicado em Portugal desde 1999, artista traz à música cubana o colorido do jazz latino. É também um ávido conhecedor da música portuguesa, tendo colaborado com artistas como Paulo de Carvalho, Dulce Pontes e Vitorino.
A banda homenageada, o “Septeto Habanero”, é uma verdadeira instituição em Cuba. Inicialmente com o nome “Sexteto Habanero”, foi criada em 1920, sendo um dos agrupamentos com mais tradição no país e impulsionador do género musical “Són”, que foi considerado, mais tarde, como subversivo pela ditadura de Gerardo Machado.
Oriundo da parte oriental da ilha, o “Són” transmite uma fusão de tradições espanholas e africanas, plena de vitalidade e tropicalismo. O estilo vocal único, a métrica lírica e a primazia do trés (guitarra de três cordas duplas) transmitem um misto de emoções, sempre em movimento através do ritmo latino.
Música de dança popular dos camponeses e dos proletários, o “Són” é a raíz de muitas formas contemporâneas. Era dançado, inicialmente, em bairros populares, tornando-se no seu meio de expressão mais representativo após a Primeira Guerra Mundial.
O espetáculo é da promotora Proeza Arrebatadora e conta com o apoio do jornal ALMADENSE. Os bilhetes têm o valor de 16 euros e podem ser adquiridos aqui.
https://almadense.sapo.pt/cultura/banda-de-tributo-the-doors-alive-estreia-se-em-portugal-com-concerto-em-almada/