Antestreias, filmes inéditos e cinema jovem são algumas das sugestões da 24. ª edição da Festa do Cinema Francês, que volta a trazer a Almada o melhor do cinema francófono.
A Festa do Cinema Francês, que celebra uma das mais ricas tradições cinematográficas do mundo, apresenta a sua programação ao público almadense no Auditório Fernando Lopes-Graça, de 10 a 14 de outubro.
Haverá antestreias, filmes inéditos (que ainda não têm distribuição comercial assegurada em Portugal), CineJovem (filmes destinados às famílias e ao público mais novo) e Segunda Chance (filmes que já estiveram nas salas de cinema portuguesas e que agora podem ser revistos). No total, serão seis as obras a que o público poderá assistir na sala do Fórum Romeu Correira, no centro de Almada.
O filme de abertura da Festa em Almada é “La Petite”, do realizador e romancista Guillaume Nicloux. Quando o seu filho e o parceiro morrem num acidente automóvel, Joseph tem de assumir o seu papel de avô e adoptar o bebé que o casal esperava, começando uma inesperada amizade com a jovem barriga de aluguer. “La Petite” será exibido em antestreia na Festa, pelas 21h do dia 10 de outubro.
“SOS: Salvem a Nossa Escola” (La Cour des miracles), de Hakim Zouhani e Carine May, obra que fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes, é exibida no dia seguinte. Neste filme, o público acompanha Marion, uma professora que quer transformar uma escola dos arredores de Paris na primeira escola verde de França.
Já no dia 12 de outubro é apresentado “A Sindicalista”, um filme protagonizado pela reconhecida atriz Isabelle Huppert no papel principal. Baseada em factos reais, a longa-metragem assinada por Jean-Paul Salomé conta a história da representante sindical Maurene Kearney, que em 2012, para defender 50 mil postos de trabalho, denuncia um segredo que abala o governo francês.
“Saint Omer”, da realizadora Alice Diop, é exibido no dia 13 de outubro. O filme versa sobre o julgamento de uma jovem romancista acusada de matar sua filha numa praia no norte da França; à medida que o julgamento avança, as palavras da acusada e os depoimentos das testemunhas abalarão as convicções dos espetadores.
Sessões para o público jovem
Em Almada, a Festa termina no sábado, 14 de outubro. Neste dia, são exibidos filmes que integram a secção “Meia Noite em Lisboa”, um programa destinado ao público mais jovem. Às 18h tem lugar a projeção do documentário “Rookies” (Allons enfants), dos realizadores Thierry Demaizière e Alban Teurlai, que acompanha uma experiência única num colégio de Paris: a de compensar o insucesso escolar através da dança de hip-hop.
“Supremos – A História do Suprême 93 NTM” (NTM Suprêmes) encerra a Festa, pelas 21h. O filme franco-belga de Audrey Estrougo conta a história do grupo de rap francês Suprême NTM, focando-se principalmente no período desde a criação do projeto em 1988 até seu primeiro espetáculo no Zénith de Paris, em 1991.
A 24. ª edição da Festa do Cinema Francês realiza-se de 5 a 31 de outubro e apresenta mais de 70 filmes de diferentes géneros cinematográficos em dez cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Beja, Viseu, Faro e Lagos. A iniciativa é um esforço conjunto da produtora Jangada, da Embaixada de França, do Institut Français e da Alliance Française.
Os bilhetes têm o valor de 2,50 euros (um filme) ou 3,50 euros (dois filmes), podendo ser adquiridos no Auditório Fernando Lopes-Graça ou online. O programa completo da Festa está disponível na página oficial.
https://almadense.sapo.pt/cultura/calvario-traz-ao-palco-de-almada-uma-reflexao-sobre-o-teatro-na-sociedade-atual/