anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Edifícios da Academia Almadense classificados como Imóveis de Interesse Municipal

Cineteatro e Cinema da Academia Almadense foram classificados como Imóveis de Interesse Municipal. Proposta foi aprovada em reunião de Câmara por unanimidade.

 

Os edifícios da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (cineteatro e cinema) foram reconhecidos com a classificação de Imóveis de Interesse Municipal. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião pública extraordinária da Câmara Municipal de Almada, realizada no passado dia 28 de Agosto.

Situados na rua Capitão Leitão, em Almada Velha, os dois imóveis são “testemunhos notáveis da história e das vivências da cidade”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro. Além disso, possuem um valor patrimonial que contribui para a “identidade do concelho de Almada, em particular para o mais antigo núcleo histórico”, acrescentou o autarca, para quem o reconhecimento dos edifícios da Academia Almadense (entidade que este ano assinala os 125 anos de história) constitui um momento “muito feliz para o município de Almada”.

“São imóveis notáveis, que todos conhecemos e acarinhamos”, frisou, por sua vez, Miguel Salvado, vereador do PSD na Câmara Municipal, para quem deve “haver uma atenção especial por este tipo de locais emblemáticos”, para que no futuro possam ser “ainda mais valorizados”.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

 

Movimento associativo também deve ser “preservado”

Já José Gonçalves, vereador da CDU, destacou que a importância dos imóveis reside no facto de serem “parte do nosso movimento associativo”, apontando que “não teriam essa relevância se não tivessem associações populares a assegurar o seu funcionamento, o seu dinamismo e a sua intervenção”. O responsável sublinhou, por isso, que este deve ser também o “momento do reconhecimento do nosso movimento associativo e do trabalho que faz”. Para o vereador, “é fundamental preservar os edifícios mas também é fundamental que se preserve a condição das associações, para que possam continuar a fazer o trabalho que fizeram até aqui”.

Uma ideia também subscrita por Joana Mortágua, vereadora do Bloco de Esquerda, que sublinhou que “mais do que a preservação do edifício”, importa “preservar a importância do associativismo na vida coletiva e comunitária de Almada”.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...

Música, exposições e um curso de teatro acompanham o Festival de Almada

Além dos nove palcos que darão vida ao festival organizado pela Companhia de Teatro...

“Trafaria com Prova”: vinho e visitas históricas para descobrir este fim de semana

A Trafaria convida à descoberta dos vinhos nacionais, da gastronomia local e da história...