12.6 C
Almada

Dia Mundial do Teatro assinalado em Almada com Rui Cardoso Martins e Marguerite Duras

Data é assinalada a 27 de março com lançamento em livro da formação dada por Rui Cardoso Martins no último Festival de Almada, e com sessão gratuita da peça “Uma Barragem Sobre o Pacífico”.

O município de Almada prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com uma programação que reflete a tradição cultural e a dinâmica artística da cidade. Nesse sentido, a Companhia de Teatro de Almada (CTA) e o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) organizaram um programa que visa valorizar a arte teatral no concelho.

Entre os destaques, está a publicação em livro da formação dada pelo escritor Rui Cardoso Martins na última edição do Festival de Almada, ao abrigo do programa “Sentido dos Mestres”. Mote dessa formação e título do livro agora editado, “Ler Muito, Ver Espetáculos, Viver Mais” reúne em volume a súmula dos ensinamentos do autor, num livro que tem prefácio de Edmundo Cordeiro. A apresentação decorrerá às 18h, com uma conversa entre Rui Cardoso Martins, Ana Água e Gonçalo Frota.

Para a noite, está prevista uma apresentação especial gratuita do espetáculo “Uma Barragem Contra o Pacífico”, em cena no TMJB, adaptado da obra de Marguerite Duras e com encenação de Álvaro Correia. Passada na Indochina francesa na primeira metade do século XX, a história gira em torno de uma mulher viúva que vive com os dois filhos no Sul da antiga colónia, num bungalow isolado junto ao mar. Destroçada com a destruição sucessiva das barragens que insiste em construir para proteger os seus terrenos da água do mar, e acossada pela administração francesa corrupta, acaba por sucumbir à loucura, numa narrativa alegórica que explora questões de identidade nacional. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 13h30, e a peça sobe ao palco às 21h.

Antes do espetáculo, será ainda lida a tradicional mensagem do Dia Mundial do Teatro, difundida pelo Instituto Internacional do Teatro e que este ano é da autoria do encenador grego Theodoros Terzopoulos. Produzidas anualmente por diversas personalidades ligadas às artes cénicas, as mensagens servem de inspiração e reflexão sobre o papel do teatro na sociedade contemporânea.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Rodrigo Francisco: “A relação que desenvolvemos com os espetadores não se esgota com a ida ao teatro”

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...