12.4 C
Almada

Dia Internacional dos Museus celebra-se em Almada com visitas e espetáculos

A 11 e 18 de maio, os espaços museológicos de Almada recebem visitas guiadas, um concerto e espetáculos para o público infantil.

 

Este ano, Almada volta a associar-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas, música clássica, oficinas e teatro infantil a decorrer nos dias 11 e 18 de maio.

“Museus, Educação e Investigação” é o tema deste ano, que traz atividades no Museu de Almada – Casa da Cidade, Museu de Almada – Covas de Pão, Casa da Cerca e Convento dos Capuchos.

Este sábado, dia 11 de maio, às 15h, as famílias podem ver um espetáculo de marionetas com “um picnic muito especial”. Com mediação do Historioscópio, Clarice vai explorar o mundo gigante das criaturas minúsculas e fascinar toda a família no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade. No jardim do museu vai ainda estar a BIA – Biblioteca Itinerante de Almada, com hora do conto e vários livros por descobrir.

- PUBLICIDADE -

A 18 de maio, dia da efeméride, o Convento dos Capuchos recebe uma visita guiada às 10h. Às 17h, está marcada uma visita guiada por Almada Velha, que culmina na exposição “Casas, covas e ruas: as raízes medievais de Almada”. O concerto intimista com árias de ópera do período Romântico, no mesmo museu, começa às 18h30.

Para os mais novos, tem lugar também no sábado, dia 18 de maio, “The train… is gone”, espetáculo sobre contar histórias integrado no Festival Sementes. Através de brincadeiras com fantoches, percussão com colheres e outras habilidades, o psicopalhaço Luis “Loco” Brusca promete entreter crianças e adultos.

O Dia Internacional dos museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), de forma a alertar para a importância da preservação do património histórico e arqueológico. Este ano, o ICOM destaca a relevância dos núcleos museológicos na educação das novas gerações, indispensável ao desenvolvimento da sociedade.

Todas as atividades são gratuitas, com inscrição obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt. Conheça aqui o programa completo.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/submarino-barracuda-abre-ao-publico-como-navio-museu/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...