Segunda-feira, Maio 20, 2024
CulturaOutros Destaques

Dia Internacional dos Museus celebra-se em Almada com visitas e espetáculos

A 11 e 18 de maio, os espaços museológicos de Almada recebem visitas guiadas, um concerto e espetáculos para o público infantil.

 

Este ano, Almada volta a associar-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas, música clássica, oficinas e teatro infantil a decorrer nos dias 11 e 18 de maio.

“Museus, Educação e Investigação” é o tema deste ano, que traz atividades no Museu de Almada – Casa da Cidade, Museu de Almada – Covas de Pão, Casa da Cerca e Convento dos Capuchos.

Publicidade
fct-cientistas

Este sábado, dia 11 de maio, às 15h, as famílias podem ver um espetáculo de marionetas com “um picnic muito especial”. Com mediação do Historioscópio, Clarice vai explorar o mundo gigante das criaturas minúsculas e fascinar toda a família no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade. No jardim do museu vai ainda estar a BIA – Biblioteca Itinerante de Almada, com hora do conto e vários livros por descobrir.

A 18 de maio, dia da efeméride, o Convento dos Capuchos recebe uma visita guiada às 10h. Às 17h, está marcada uma visita guiada por Almada Velha, que culmina na exposição “Casas, covas e ruas: as raízes medievais de Almada”. O concerto intimista com árias de ópera do período Romântico, no mesmo museu, começa às 18h30.

Para os mais novos, tem lugar também no sábado, dia 18 de maio, “The train… is gone”, espetáculo sobre contar histórias integrado no Festival Sementes. Através de brincadeiras com fantoches, percussão com colheres e outras habilidades, o psicopalhaço Luis “Loco” Brusca promete entreter crianças e adultos.

O Dia Internacional dos museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), de forma a alertar para a importância da preservação do património histórico e arqueológico. Este ano, o ICOM destaca a relevância dos núcleos museológicos na educação das novas gerações, indispensável ao desenvolvimento da sociedade.

Todas as atividades são gratuitas, com inscrição obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt. Conheça aqui o programa completo.

 

Submarino Barracuda vai abrir ao público como navio-museu

Publicidade
expo-lisnave-cma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *