Submarino Barracuda vai abrir ao público como navio-museu

Navio integra agora o polo museológico da Marinha Portuguesa em Cacilhas, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

 

O antigo submarino Barracuda, que se encontra atracado em doca seca em Cacilhas, vai ser inaugurado esta quinta-feira, dia 9 de maio. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, entre outras entidades, informou a Marinha Portuguesa.

Situado no Largo Alfredo Diniz, junto ao terminal fluvial, o “Barracuda” foi alvo de um processo de musealização, ficando agora aberto a receber visitas regulares do público em geral já a partir de sábado, dia 11 de maio.

O objetivo é integrar o submarino no polo museológico da Marinha Portuguesa em Cacilhas, em Almada, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

- PUBLICIDADE -
matrizauto-agosto

Construído em 1968, o emblemático navio permaneceu 42 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, tendo percorrido cerca de 800 mil milhas, o equivalente a 36 voltas ao mundo. Depois de realizar a sua primeira viagem ainda em 1968 a partir de França, onde foi batizado, rumou a águas portuguesas onde cumpriu 3.090 dias de mar. Desempenhou diversas missões nacionais e internacionais, desde as Ilhas Britânicas, às Ilhas Canárias e ao Mediterrâneo Ocidental.

Apelidado com o nome de uma espécie de um peixe, o “Barracuda” tinha uma autonomia de 31 dias no mar, podendo mergulhar até 300 metros. Segunda embarcação de quatro submarinos da classe Albacora, possuía dois motores a diesel de 1300 cavalos e outros dois elétricos de 1600 cavalos.

A última viagem do “Barracuda” realizou-se em águas portuguesas em fevereiro de 2010. No entanto, a despedida oficial do submarino foi feita em dezembro do ano anterior, numa viagem de representação até França e Espanha.

Volta agora ao ativo como navio-museu, visando contribuir para a cultura naval da Marinha Portuguesa. O horário de visita do submarino é de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Devido à dinâmica do espaço interior, é possível que haja períodos de espera de meia hora.

Se quiser saber mais sobre o Submarino Barracuda, leia a reportagem do ALMADENSE:

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/barracuda-o-submarino-de-condicoes-austeras-que-vai-ser-museu/

- PUBLICIDADE -

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

PUBLICIDADE
almada green market agosto

Últimas

PUBLICIDADE
cartaz-feira-de-agosto

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

ESTUARIUM: Almada recebe Festival Internacional de Poesia em agosto de 2027

Almada vai receber, no próximo ano, a primeira edição do ESTUARIUM - Festival Internacional...

Animação de rua, DJ sets e bolhas de sabão gigantes: chega a Cacilhas a Noite Branca

Cacilhas vai receber, no sábado, dia 29 de agosto, uma nova edição da Noite...

Trafaria com Prova regressa ao Passeio Ribeirinho após adiamento

O Trafaria com Prova está de regresso ao Passeio Ribeirinho da Trafaria, possibilitando aos...

Cova Spaces: mais do que coworking, um espaço aberto à comunidade de Almada

Quem passa na Rua Alexandre Herculano, no centro de Almada, dificilmente fica indiferente à...