15.3 C
Almada

Submarino Barracuda vai abrir ao público como navio-museu

Navio integra agora o polo museológico da Marinha Portuguesa em Cacilhas, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

 

O antigo submarino Barracuda, que se encontra atracado em doca seca em Cacilhas, vai ser inaugurado esta quinta-feira, dia 9 de maio. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, entre outras entidades, informou a Marinha Portuguesa.

Situado no Largo Alfredo Diniz, junto ao terminal fluvial, o “Barracuda” foi alvo de um processo de musealização, ficando agora aberto a receber visitas regulares do público em geral já a partir de sábado, dia 11 de maio.

O objetivo é integrar o submarino no polo museológico da Marinha Portuguesa em Cacilhas, em Almada, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

- PUBLICIDADE -
referencia

Construído em 1968, o emblemático navio permaneceu 42 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, tendo percorrido cerca de 800 mil milhas, o equivalente a 36 voltas ao mundo. Depois de realizar a sua primeira viagem ainda em 1968 a partir de França, onde foi batizado, rumou a águas portuguesas onde cumpriu 3.090 dias de mar. Desempenhou diversas missões nacionais e internacionais, desde as Ilhas Britânicas, às Ilhas Canárias e ao Mediterrâneo Ocidental.

Apelidado com o nome de uma espécie de um peixe, o “Barracuda” tinha uma autonomia de 31 dias no mar, podendo mergulhar até 300 metros. Segunda embarcação de quatro submarinos da classe Albacora, possuía dois motores a diesel de 1300 cavalos e outros dois elétricos de 1600 cavalos.

A última viagem do “Barracuda” realizou-se em águas portuguesas em fevereiro de 2010. No entanto, a despedida oficial do submarino foi feita em dezembro do ano anterior, numa viagem de representação até França e Espanha.

Volta agora ao ativo como navio-museu, visando contribuir para a cultura naval da Marinha Portuguesa. O horário de visita do submarino é de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Devido à dinâmica do espaço interior, é possível que haja períodos de espera de meia hora.

Se quiser saber mais sobre o Submarino Barracuda, leia a reportagem do ALMADENSE:

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/barracuda-o-submarino-de-condicoes-austeras-que-vai-ser-museu/

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...