Pronto para descobrir Almada? 12 sugestões para os próximos dias
Nos próximos dias, Almada associa-se uma vez mais às Jornadas Europeias do Património, apresentando uma programação dirigida a vários públicos que engloba desde visitas guiadas a música, passando por oficinas e espetáculos infantis, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Para além disso, há concertos de tributo, dança contemporânea e um percurso de bicicleta muito especial. Conheça aqui as sugestões do ALMADENSE.
1. Visitar as Salgas Romanas de Cacilhas
Testemunho da presença e fixação romanas no concelho de Almada, as Salgas Romanas de Cacilhas abrem ao público para uma visita guiada muito especial também na sexta-feira, 20 de setembro. Pelas 18h, junte-se ao arqueólogo Telmo António e descubra mais sobre este complexo fabril a céu aberto, construído por volta do século I d.C. A iniciativa é gratuita, com inscrição prévia obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
2. Descobrir o Castelo de Almada numa visita encenada
No dia seguinte, 21 de setembro, dirija-se ao Castelo para uma visita encenada, com início pelas 17h. Na companhia de personagens medievais, fique a conhecer os momentos marcantes desse período e as longínquas origens do Castelo, aproveitando a belíssima vista sobre Lisboa.
Para participar, basta estar à hora marcada frente à entrada do Castelo de Almada, junto ao Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz.
3. Contar histórias com uma raposa muito especial
No domingo, 22 de setembro, pelas 15h, os mais novos vão entrar “No Conto da Raposa”, conhecendo muitas histórias inspiradas na tradição oral portuguesa. Num espetáculo de marionetas que conta com várias referências clássicas, entre as quais o «Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro e as fábulas de Esopo, as crianças vão aprender de forma divertida sobre a arte de contar histórias.
O espetáculo, assegurado pelo Historioscópio, terá lugar no Solar dos Zagallos e conta com entrada livre.
4. Descobrir as tradições alentejanas num concerto intimista
Às 21h de sexta-feira, 20 de setembro, reserve lugar no Auditório Fernando Lopes-Graça para descobrir os Magano, banda que dá à música tradicional alentejana um toque de inovação. Em “A caminho de casa”, o grupo traça um caminho que vai além da tradição, mantendo as fundas raízes que nos unem à terra.
Como o nome indica, este é um disco de viagem, um espetáculo que faz a ponte entre a pátria emocional e as grandes cidades. A entrada tem o valor de 5 euros, e pode ser reservada através do e-mail auditorio@cma.m-almada.pt.
5. Ver espetáculos inovadores de dança contemporânea
Entre os dias 19 de setembro e 6 de outubro de 2024, Almada volta a ser palco de uma programação diversificada e envolvente, numa nova edição da Quinzena de Dança, assegurada pela Companhia de Dança de Almada (Ca.DA).
A 20 de setembro, os amantes desta arte devem correr até ao Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), que às 21h recebe a Ca.DA, Memic Project, William Cardoso e a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
Por sua vez, Carla Jordão, coreógrafa portuguesa que tem alcançado grande sucesso na Alemanha e que colabora regularmente com a Ca.DA, é uma das artistas incluída na “Mostra de Videodança” que tem lugar no Salão das Carochas no dia 21 de setembro, às 16h30.
Os bilhetes para o TMJB têm o valor de 7 euros, com desconto para jovens e seniores; já a entrada na mostra de videodança é gratuita. Para mais informações sobre a programação, locais, horários e preços, pode consultar o site oficial do festival. Este ano, o Almadense é parceiro de comunicação do evento.
6. Conversar com Rui Cardoso Martins na biblioteca
A 20 de setembro, pelas 21h, junte-se a José Mário Silva para uma conversa com Rui Cardoso Martins, escritor, cronista e argumentista de Portalegre que apresenta o seu novo livro “As melhoras da morte”. Numa reflexão sobre a vida no Alentejo e o seu muito elevado número de suicídios, a morte apoteótica de um amigo leva a personagem Cruzeta de volta ao Alentejo, “à terra onde até o coveiro se mata”, pode ler-se no programa. A conversa tem lugar na Biblioteca Central de Almada e a entrada é livre.
7. Ver um tributo à diva da pop
“Band Romance” é a banda de tributo que vai deixar os fãs de Lady Gaga ao rubro já na próxima sexta-feira, 20 de setembro, pelas 21h30. Subindo ao palco do Cine Incrível – Alma Danada, Joana Moraes, Nuno Aguiar de Loureiro e João Cabrita vão dar voz a grandes êxitos do século XXI como “Poker Face”, “Born This Way” ou “Bad Romance”. O espetáculo a que nos habituou a cantora estadunidense, verdadeira festa de luz e cor, não vai ficar de fora. Os bilhetes têm o valor de 10 euros e podem ser adquiridos online.
8. Conhecer a Base Naval do Alfeite
Decerto já se terá perguntado: “O que está para lá dos muros do Alfeite?” No sábado, dia 21 de setembro, levante-se cedo para uma oportunidade de visitar este espaço, tão relevante na vivência almadense, cuja primeira notícia refere a doação do território de Almada aos cruzados ingleses que auxiliaram D. Afonso Henriques na tomada de Lisboa, em 1147. A atividade é gratuita, com encontro marcado para as 8h junto ao coreto do Jardim da Cova da Piedade. As inscrições podem ser feitas junto da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
9. Passear e andar de bicicleta por uma Almada mais sustentável
Até 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade traz a Almada conferências, visitas guiadas, mercados de rua, oficinas e atividades desportivas.
No fim de semana de 21 e 22 de setembro, a vila da Trafaria é o centro das atenções, com várias atividades distribuídas entre o Largo Manuel de Arriaga, a rua 5 de Outubro e o Largo da Igreja. O evento convida a população a refletir sobre soluções de mobilidade mais sustentáveis e a experimentar uma Trafaria com menos carros, mais organizada e com um espaço público de maior qualidade.
No sábado, ajude na limpeza da praia das 10h às 12h e participe numa oficina sobre bem-estar e gestão emocional às 11h. A partir das 14h, acompanhe o workshop TERRAMAR, que vai debater sobre os trajetos pedonais e cicláveis entre Almada e a Costa da Caparica e fique a conhecer a nova associação Inspira Mobilidade. Já no domingo, comece o dia com uma visita guiada pelo centro da Trafaria, às 10h, e apure o seu estilo no V Passeio de bicicleta Almada Cycle Chic, das 16h às 18h, com partida no Largo Manuel de Arriaga.
10. Assistir a um apaixonante espetáculo de flamenco
O Alxaraf Flamenco, 18. º Festival de Flamenco de Almada, vai trazer ritmos quentes e notas cheias de emoção ao Auditório Fernando Lopes-Graça já no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 21h. Cantadas em ladino, as letras do cancioneiro sefardita serão interpretadas pelos virtuosos músicos Vicente Gelo, David Chupete, Tino Van der Sman, Alejandro Rodriguez e Zaira Prudencio. Como não poderia deixar de ser, o espetáculo conta ainda com a presença de dois bailaores flamencos. A entrada tem o valor de 10 euros, e pode ser reservada através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.
11. Vibrar com “Hey Jude” na Academia Almadense
Já no próximo 21 de setembro, às 21h30, a Academia Almadense vai receber um grande concerto de tributo a uma das maiores bandas de sempre: os míticos Beatles. The Peakles vão juntar-se à Banda Filarmónica da Academia Almadense, com 129 anos de existência e trazer ao palco êxitos como “Here Comes The Sun” ou “Let It Be”, com a energia das atuações em Liverpool e, até, no famoso The Cavern Club. Os bilhetes têm o valor de 18 euros (plateia) ou 16 euros (balcão), e podem ser adquiridos online.
12. Ver um filme de jovens almadenses sobre a Revolução dos Cravos
“Um Tempo de Todos”, filme que recupera e transforma a memória não tão distante da Revolução dos Cravos, volta ao Auditório Fernando Lopes-Graça para mais uma sessão gratuita na próxima terça-feira, 24 de setembro. O filme assenta numa estrutura “cadavre exquis”, com sete curtas, um prólogo e um epílogo. Todos os realizadores são jovens de Almada ou com ligações a Almada tal como os músicos, escritores e produtores. A entrada é gratuita, com reserva de bilhetes através da BOL.
E do outro lado do rio…
Entre 19 a 22 de setembro, vá até ao Jardim da Estrela, em Lisboa, e desfrute de quatro dias de concertos, debates, performances e workshops dedicados a pensar a crise ecológica através da arte e da cultura.
O Festival Alecrim arranca já na quinta-feira, dia 19 de setembro, com um concerto do cantautor Luca Argel às 19h30, e estende-se até ao final da tarde de domingo. Contará ainda com a presença de artistas como Luís Severo, Carlos Pereira, Catarina Branco ou La Barca. Para além da música, há oficinas, debates, comédia stand-up e muito mais.
A iniciativa é uma colaboração da Casa do Jardim da Estrela com o coletivo Alecrim – Arte e Ativismo Climático. A entrada é gratuita. Consulte aqui a programação completa.
Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.
“Inspira Mobilidade”: nasce associação para promover a sustentabilidade em Almada