anuncio-farmacia-sobreda
13.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Novo Espaço Cidadão inaugurado em Cacilhas

A partir desta quinta-feira, 20 de junho, o posto de atendimento de Cacilhas passa a acolher um novo Espaço Cidadão. Revalidar a carta de condução ou renovar a autorização de residência são dois dos 69 serviços disponíveis.

 

O posto de atendimento na Rua Liberato Teles, antigo espaço da Junta de Freguesia de Cacilhas, passa a partir desta quarta-feira a acolher mais um Espaço Cidadão, terceiro da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC).

Na inauguração, que decorreu esta quinta-feira, dia 20 de junho, estiveram presentes a ministra da Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, a vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, Teodolinda Silveira, o presidente da Assembleia Municipal de Almada, Ivan Gonçalves, o vereador com o pelouro de Sistemas de Informação, Inovação e Territórios Inteligentes, Filipe Pacheco, e a presidente da UFACPPC, Maria D’Assis.

Para a ministra Margarida Balseiro Lopes, “é muito importante que outros concelhos sigam o exemplo de Almada, que tem agora oito Espaços Cidadão, para que os avanços tecnológicos que se fazem sentir não criem novos excluídos” e para que todos possam tratar, perto de casa, dos documentos necessários à sua vida quotidiana, afirmou durante a cerimónia de inauguração.

- PUBLICIDADE -

“A abertura de mais um Espaço Cidadão é essencial à política de proximidade do município”, destacou, por sua vez, Teodolinda Silveira, em declarações ao ALMADENSE. A autarca sublinhou também a necessidade de “tornar os serviços do Estado acessíveis a uma população como a de Almada, pautada por um elevado número de cidadãos de terceira idade e migrantes”.

Em cada Espaço Cidadão, os munícipes podem revalidar a carta de condução, alterar a morada do cartão de cidadão, renovar a autorização de residência ou obter certidões de registo civil, comercial e predial, entre outros. No total, são 69 os serviços disponíveis em cada Espaço Cidadão, distribuídos por 15 entidades.

No novo espaço, os utentes podem ainda tratar de assuntos relacionados com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS) e Administração Central.

Por seu lado, Maria d’Assis destacou a importância “de abrir estes espaços aos cidadãos, maximizando os recursos e evitando grandes aglomerações nas lojas do cidadão”. No mesmo espírito, funcionam no espaço em Cacilhas vários outros projetos, como as aulas de português língua de acolhimento para migrantes ou consultas de psicologia gratuitas.

O novo Espaço Cidadão foi financiado por fundos europeus, no âmbito do Plano Recuperação e Resiliência (PRR). Este tem como um dos principais objetivos melhorar e uniformizar os serviços públicos presenciais do país.

Também na calha está a nova loja do cidadão de Almada, cuja empreitada foi aprovada em reunião camarária, adianta a vice-presidente Teodolinda Silveira. De acordo com a Câmara Municipal de Almada, o projeto financiado na íntegra através do PRR deve estar concluído em março de 2026.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cultura/concertos-gratuitos-na-esplanada-exposicoes-e-conversas-o-outro-lado-do-festival-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Artigos Relacionados

Bem-vindo, 2026: 9 sugestões para festejar a Passagem de Ano em Almada (e não só)

Com música, comédia, jantares temáticos e o tradicional fogo de artifício, numa noite marcada...

Bárbara Bandeira e Insert Coin animam entrada do Ano Novo em Cacilhas

Os concertos começam às 22h e, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de...

Katia Guerreiro celebra 25 anos de carreira no Teatro Municipal Joaquim Benite

Fadista vai atuar a 27 de dezembro na sala principal do teatro de Almada.   A...

O metro em Almada: proteger especialmente quem anda a pé

Débora Muzzi, membro da Associação Inspira Mobilidade Almada tem uma oportunidade para reforçar esta visão:...