Primeira Loja do Cidadão no concelho vai ocupar três armazéns detidos pelo município na zona histórica da Romeira.
O concelho de Almada vai contar com a primeira Loja do Cidadão, que vai acolher serviços públicos de Registo e Notariado, Segurança Social e Autoridade Tributária. O concurso para a elaboração do projeto foi aprovado esta segunda-feira, 16 de maio, em reunião camarária. “Há mais de duas décadas que ouvimos falar da Loja do Cidadão e é com muita satisfação que finalmente vemos este projeto começar a materializar-se”, afirmou Filipe Pacheco, vereador com o pelouro da Modernização Administrativa na CMA.
O projeto será instalado em três antigos armazéns industriais (detidos pelo município) no núcleo histórico do Caramujo-Romeira, tal como avançou o ALMADENSE em março deste ano.
“Esperemos ter ali uma grande requalificação daqueles armazéns do Caramujo-Romeira, que é uma zona do miolo de Almada com necessidade de requalificação. Isto será também um espaço âncora que permitirá que toda aquela zona se desenvolva ainda mais”, acrescentou Filipe Pacheco.
Além disso, o município prevê “reforçar os transportes para a zona da Romeira”, sublinhou a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, referindo-se à futura rede de autocarros no concelho.
A futura Loja do Cidadão vai reforçar a oferta do concelho que tem apenas seis Espaços Cidadão (Almada, Caparica, Charneca, Sobreda, Costa da Caparica e Feijó), onde se podem realizar alguns serviços municipais.
A execução do projeto será co-financiada com recurso a fundos europeus, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Dotado de 12,5 milhões de euros, o concurso aberto pelo Governo prevê financiar Lojas com abertura prevista até ao final de 2023, podendo apoiar cada operação até ao montante máximo de 900 mil euros (valor sem IVA).
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