11.3 C
Almada

Nova Loja do Cidadão de Almada vai custar 7 milhões de euros

Equipamento vai incluir serviços como a Autoridade Tributária, Segurança Social, Instituto de Registos e Notariado ou Espaço Cidadão.

 

A nova Loja do Cidadão de Almada, que vai nascer na zona do Caramujo/Romeira, vai custar um total de 7,1 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros serão financiados através de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O concurso público com vista à reabilitação do edifício municipal foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, contando com sete votos a favor (PS, PSD e Bloco de Esquerda) e quatro abstenções (CDU).

Depois do concurso inicial ter ficado deserto, foi feita uma revisão orçamental que resultou no novo valor. “Grande parte do valor de custo da obra diz respeito à parte estrutural do edifício e também aos novos requisitos, nomeadamente de construção anti-sísmica, uma vez que falamos de uma zona do território em que grande parte dos edifícios está assente em cima de água”, justificou o vereador Filipe Pacheco.

Ainda assim, a autarquia considera o investimento estratégico numa área importante da cidade. “Entendemos que faz sentido ter aqui este equipamento âncora”, acrescentou o autarca, sublinhando a necessidade de revitalização da zona da Romeira e a importância de devolver dinamismo àquela área da Cova da Piedade.

- PUBLICIDADE -

Já a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, alertou para os desafios financeiros enfrentados pelo município devido à escalada dos custos na construção. “Os custos da construção estão a atingir valores obscenos”, afirmou, explicando que a reabilitação tem custos superiores a uma obra nova. “Por ser naquela zona, estamos a falar de reabilitação, que neste momento tem custos superiores à construção nova. Ainda assim, acreditamos que este projeto vai trazer à Romeira uma grande dinamização e ajudar à requalificação daquela área.”

O equipamento, que vai ocupar cerca de 1.460 metros quadrados, prevê a instalação de 50 postos de atendimento, que incluem serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira, Segurança Social, Instituto de Registos e Notariado, Espaço Cidadão, bem como Atendimento Geral da Câmara Municipal de Almada e SMAS. O novo edifício permitirá a deslocalização dos atuais serviços, muitos deles atualmente em instalações com limitações significativas. “Sabemos como é o acesso ao edifício da Autoridade Tributária e ao IRN, com todos os condicionantes que têm ao nível da mobilidade reduzida. Achamos que este projeto vai trazer melhorias significativas”, sublinhou Filipe Pacheco.

 

Hospital Particular de Almada muda para Unisana Hospitais e avança com “expansão”

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

2 Comentários

  1. Agora é tudo aos milhões! É preciso muito dinheiro para todas estas benesses para o povo o que infelizmente impossibilita que haja mais benefícios necessários em sociedade. Estas coisas são prioritárias. Agradeço a iniciativa como cidadã.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...