12.6 C
Almada

Nos 50 anos do 25 de Abril, Almada volta a ter um desfile comemorativo

Desfile vai realizar-se no dia 25 de Abril, da parte da manhã. A organização é da iniciativa Almada Abril, que agrega mais de cem coletividades e associações do concelho.

 

No ano em que se comemora o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, Almada volta a ter um desfile comemorativo, que vai percorrer as ruas da cidade para celebrar Abril. Trata-se de uma ação organizada pela iniciativa Almada Abril, que agrega mais de cem coletividades e associações do concelho, unidas para celebrar em Almada os 50 anos do 25 de Abril com uma série de atividades, eventos e ações.

O desfile vai realizar-se no dia 25 de Abril, da parte da manhã, com concentração marcada para as 9h na Av. Nuno Álvares Pereira, junto à Pastelaria Condestável.

Além de assinalar a data na rua, com a população, o desfile pretende ainda evocar a memória e homenagear “os cerca de 425 almadenses que foram presos por lutar contra o fascismo, durante os 48 anos de ditadura em Portugal”, assinada a organização em comunicado.

- PUBLICIDADE -
referencia

A decisão de organizar o desfile em Almada foi tomada no dia 22 de março, durante uma reunião realizada no Salão da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almada que juntou as diversas associações, instituições, coletividades, coletivos e individualidades que participam na iniciativa Almada Abril. Neste momento, são já 105 as entidades aderentes.

A iniciativa “Almada Abril” é coordenada por um grupo dinamizador constituído pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a Academia Almadense, os Bombeiros Voluntários de Almada, a Associação Gandaia e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). 

Tertúlias, debates, eventos desportivos, manifestações, poesia, cantares e exposições são outras das iniciativas que estão a ser organizadas pelas várias de coletividades participantes, com o objetivo de levar as celebrações de Abril às ruas de Almada durante todo o ano.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-escola-anselmo-de-andrade-fechou-durante-cinco-tardes-por-falta-de-funcionarios/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Porto Brandão: 400 pessoas foram evacuadas devido ao risco de derrocadas

Autarquia de Almada assegurou o realojamento de 160 dos moradores retirados do Porto Brandão.   Um...

Risco de derrocada obriga à evacuação total do Porto Brandão

Risco de nova decorrada nas arribas motivou a decisão de retirada dos moradores, não...

Deslizamento de terras obriga à retirada de mais 31 pessoas da Costa da Caparica

Uma pedra de grandes dimensões deslizou durante a madrugada, o que motivou a evacuação...

Exército recomenda adiar uso de maquinaria pesada na estabilização da arriba de São João da Caparica

Militares recomendam aguardar a melhoria das condições meteorológicas antes de avançar com intervenção na...