Sábado, Outubro 12, 2024
CidadeDestaque

Natal arranca em Almada com iluminações, mercado e Cidade Natal

Nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, acendem-se as luzes de Natal, abre o Mercado Amigo da Terra e arranca a Cidade Natal, com pista e rampa de gelo, casa do Pai Natal, comboio elétrico e um carrossel.

 

A 8 de dezembro, sexta-feira, o espírito natalício chega a Almada. É nesse dia que abre o tradicional Mercado de Natal Amigo da Terra, na Praça São João Baptista, e a Cidade Natal, que cria um mundo mágico para os mais novos com várias atividades gratuitas. É também neste dia que se acendem as luzes natalícias do concelho.

O mercado de Natal traz à praça uma vasta seleção de artesãos, artistas plásticos, designers e agricultores, que apresentam sugestões inovadoras e sustentáveis para presentes de Natal. Na zona de comida e bebida, os visitantes poderão desfrutar de iguarias da Madeira, vinho quente e dos típicos doces natalícios. Também há oficinas gratuitas para aprender a fazer as próprias prendas e enfeites de Natal.

Na Praça da Liberdade, junto ao mercado, a Cidade Natal vai presentear os mais novos com uma rampa e pista de gelo, comboio elétrico, carrossel parisiense e casa do Pai Natal, que ali vão permanecer entre os dias 8 e 29 de dezembro. Há também sessões de contos com entrada livre nos dias 8, 9, 10, 14, 16, 17, 20 e 23.

 

Oficinas e concertos

NatalAlmada22_AndreiaIsabelGoncalves1

Tal como habitualmente, Almada no Natal é sinónimo de música. No âmbito do programa “Feliz Almada”, há concertos de Bárbara Tinoco com Carolina Deslandes, GNR ou Luísa e Salvador Sobral, entre outros. Há também espetáculos de humor e de circo, oficinas e cinema entre o dia 8 de dezembro e o dia 13 de janeiro. A programação completa está disponível aqui.

No próprio mercado, os momentos de animação serão assegurados por vários grupos locais, como o grupo “Danças Antigas Terras de Charneca”, no dia 8 às 18h, o grupo de alunos da SFUAP, às 19h de 11 de dezembro, ou a aula aberta de danças latinas, às 20h de 14 de dezembro. O público pode ainda aproveitar a ocasião para participar em workshops de enfeites de Natal, dança ou origami, a 18 de dezembro.

No dia 8, o mercado abre às 15h e encerra às 22h. Às sextas e aos sábados funciona entre as 12h e as 22h, enquanto nos dias úteis e domingos pode ser visitado entre o meio-dia e as 21h. No dia 24, o mercado funciona entre as 12h e as 16h. Já a Cidade Natal está aberta das 10h às 22h, ao sábado, das 10h às 21h ao domingo, das 12h às 22h à sexta-feira e das 12h às 21h durante a semana. No dia de abertura, 8, pode ser visitada das 18h às 22h, e no dia 24 das 10h às 16h.

 

Fotos: Andreia Gonçalves (Natal 2022)

 

Natal 2023: “Feliz Almada” traz Bárbara Tinoco, GNR e Diogo Batáguas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *