anuncio-farmacia-sobreda
21.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Nasce hoje a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal

Criação da estrutura é fruto da reorganização em curso no SNS. Almada-Seixal (ULSAS) é uma das 31 novas unidades criadas em janeiro de 2024.

 

A partir desta segunda-feira, dia 1 de janeiro, os concelhos de Almada e Seixal passam a contar com uma Unidade Local de Saúde (ULS), fruto da integração do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal. 

Esta nova ULS será a entidade responsável pela gestão das unidades de cuidados primários, hospitais e cuidados continuados do território. Trata-se de um novo modelo de organização que tem como objetivo garantir uma maior integração de cuidados de saúde numa área geográfica, envolvendo as estruturas hospitalares, os cuidados de saúde primários, autarquias e comunidade. O processo faz parte da reorganização em curso no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Descrita por Fernando Araújo, diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde como “a grande reforma do SNS”, esta nova disposição pretende alcançar ganhos de eficiência e qualidade na prestação dos cuidados de saúde. “Estamos a fazer uma reforma que vai abranger todo o país e vai alterar de forma profunda, do ponto de vista da organização, os cuidados de saúde”, descreveu o responsável, em agosto passado.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) é uma das 31 novas unidades criadas em janeiro de 2024, que se juntam às oito já existentes, perfazendo um total de 39 em todo o país.

“Estamos convictos que a integração de cuidados sairá reforçada com a criação da ULS, prestando cuidados de saúde mais adequados às necessidades reais da nossa população e conferindo maior centralidade ao utente”, destacou, por sua vez, Teresa Machado Luciano, presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO).

“A ULSAS será inclusiva, integrada, transparente e humanizada e dará respostas cada vez mais holísticas, integradas, diferenciadas e personalizadas”, sublinhou, em nota publicada no site oficial do HGO.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidente-do-hospital-garcia-de-orta-o-nosso-principal-desafio-e-reter-as-equipas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...