Sábado, Maio 4, 2024
CidadeDestaqueOutros Destaques

Nasce hoje a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal

Criação da estrutura é fruto da reorganização em curso no SNS. Almada-Seixal (ULSAS) é uma das 31 novas unidades criadas em janeiro de 2024.

 

A partir desta segunda-feira, dia 1 de janeiro, os concelhos de Almada e Seixal passam a contar com uma Unidade Local de Saúde (ULS), fruto da integração do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal. 

Esta nova ULS será a entidade responsável pela gestão das unidades de cuidados primários, hospitais e cuidados continuados do território. Trata-se de um novo modelo de organização que tem como objetivo garantir uma maior integração de cuidados de saúde numa área geográfica, envolvendo as estruturas hospitalares, os cuidados de saúde primários, autarquias e comunidade. O processo faz parte da reorganização em curso no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Publicidade
expo-lisnave-cma

Descrita por Fernando Araújo, diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde como “a grande reforma do SNS”, esta nova disposição pretende alcançar ganhos de eficiência e qualidade na prestação dos cuidados de saúde. “Estamos a fazer uma reforma que vai abranger todo o país e vai alterar de forma profunda, do ponto de vista da organização, os cuidados de saúde”, descreveu o responsável, em agosto passado.

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) é uma das 31 novas unidades criadas em janeiro de 2024, que se juntam às oito já existentes, perfazendo um total de 39 em todo o país.

“Estamos convictos que a integração de cuidados sairá reforçada com a criação da ULS, prestando cuidados de saúde mais adequados às necessidades reais da nossa população e conferindo maior centralidade ao utente”, destacou, por sua vez, Teresa Machado Luciano, presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO).

“A ULSAS será inclusiva, integrada, transparente e humanizada e dará respostas cada vez mais holísticas, integradas, diferenciadas e personalizadas”, sublinhou, em nota publicada no site oficial do HGO.

 

Presidente do Hospital Garcia de Orta: “O nosso principal desafio é reter as equipas”

Publicidade
education-mrec

3 Comentários

  • Rui Almeida

    Hoje dia 3 de Janeiro, iniciam a actividade, um conjunto de novos médicos internos cheios de expectativas altas para uma carreira de futuro.

    Com as condicionantes alarmistas da comunicação social; as vontades, as orientações de caráter político existentes e o afunilamento de oportunidades disponíveis, condiciona sobremaneira os talentos desses jovens médicos que iniciam hoje o seu primeiro dia de trabalho.

    Espero que o HGO, os saibam acolher e cativar convenientemente para que possam crescer e renascer novas luzes adaptadas ás necessidades.
    Que o dinheiro que o Estado gastou com eles, seja minimamente bem empregue e reverta num resultado positivo para as populações, ao mesmo tempo com incentivo e satisfação para esses profissionais.

    Responder
  • Erico Frango

    Bom dia e um bom ano.
    Alguém sabe onde está localizada?
    A notícia vem em vários sítios.
    Ninguém menciona a localização…
    Obrigado

    Responder
    • António Oliveira

      É só propaganda eleitoral de PS nada mais.

      Responder
  • Ivone Nabais

    Preciso contactar com o Dr Rui Rodrigues. Telefone não atendem!!!
    Uma solução por favor.
    Grata

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *