Grupo lança campanha solidária para comprar ventilador para o Garcia de Orta

A iniciativa, que já angariou mais de 10 mil euros, pretende adquirir um ventilador para o hospital de Almada. Em caso de necessidade, “mais um poderá fazer a diferença” garante um dos dinamizadores.

 

A campanha chama-se “Vamos pescar um ventilador para o Hospital Garcia de Orta” e, tal como o nome indica, está a angariar fundos para adquirir aquele dispositivo para o hospital de Almada.

A ideia partiu de um grupo de pescadores desportivos, mas depressa se abriu “a todos aqueles que quiserem contribuir” conta ao ALMADENSE Bruno Jesus, enfermeiro no Hospital Garcia de Orta e um dos dinamizadores da campanha.

Numa altura em que o país atravessa uma “grave crise de saúde pública” devido ao surto de covid-19, o grupo pretende “contribuir” para ajudar a minimizar a falta de recursos nas unidades hospitalares. Escolheram um ventilador por se tratar de um “equipamento que ficará no espólio do hospital”, assinala Bruno Jesus. Em caso de necessidade, “mais um poderá fazer a diferença”, sublinha o enfermeiro.

Neste momento, a campanha “Vamos pescar um ventilador para o Hospital Garcia de Orta” roça os 300 donativos auditados, tendo angariado um total de 10.500 euros. Mas o grupo está confiante de que irá conseguir atingir o objetivo de 18.500 euros. Trata-se do valor de um ventilador portátil igual aos que equipam atualmente o Garcia de Orta e que será comprado aos habituais fornecedores do hospital, que já emitiu um comunicado informando estar a par da iniciativa. Os donativos podem ser feitos através de transferência bancária.

Esta é uma das centenas de iniciativas que se têm multiplicado pelo país com o objetivo de apoiar as unidades de saúde num momento de luta contra a pandemia covid-19. Nas últimas semanas, foram numerosos os donativos a chegar ao Garcia de Orta: máscaras cirúrgicas, toucas ou viseiras de proteção foram alguns dos materiais doados aos profissionais de saúde daquela unidade hospitalar.

 

Oficina de Almada imprime viseiras de proteção em 3D contra a covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *