anuncio-farmacia-sobreda
14.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Mercado Circular: sábado de sustentabilidade e projetos amigos do ambiente em Almada

Mais de três dezenas de associações participam no evento, que decorre este sábado, no Mercado das Torcatas, em Almada. De oficinas e workshops a apresentações de iniciativas e espaços lúdicos, promover as boas práticas ambientais e o consumo sustentável é o mote.

 

Em nome da sustentabilidade, o Mercado das Torcatas recebe este fim-de-semana, o Mercado Circular, evento que visa promover projetos amigos do ambiente e, em particular, a venda, troca e reparação de produtos, procurando com isso destacar a importância da reutilização e lutar contra o desperdício e o seu impacto no ambiente.

O mercado acontece no sábado, dia 10 de maio, e prolonga-se ao longo de todo o dia, contando na sua programação com vários artesãos e oficinas de reciclagem que visam elevar práticas de consumo sustentável. O dia conta ainda com momentos de animação musical e vários eventos ao ar livre, sempre dentro da temática da sustentabilidade.

A abertura, às 10h, acontece com uma atuação do grupo de percussão almadense Porbatuka, e dá o mote para um dia recheado de atividades, desde as já referidas oficinas e workshops a apresentações de iniciativas, bem como espaços lúdicos de promoção de leitura e da mobilidade em bicicleta.

- PUBLICIDADE -

Alguns destaques incluem a apresentação da iniciativa do projeto Refood, por volta das 11h40, e uma mesa redonda durante a tarde sobre Economia Circular aplicada às redes de transição alimentar para a Área Metropolitana de Lisboa. Nos workshops, os visitantes poderão participar em atividades tão diversas como a construção de cataventos, a construção com caixas de cartão ou a reparação de pequenos eletrodomésticos e roupas no Repair Café, que arranca às 14h. Ao longo do dia estará ainda aberta ao público a Cicloficina de Almada, para quem quiser reparar a sua bicicleta. Ao longo do dia, os voluntários do projeto Pedalar sem Idade, estão disponíveis para quem quiser experimentar um passeio de trilhas entre a Praça São João Batista e o Mercado das Torcatas.

Contando com a presença de mais de trinta entidades e associações cívicas, a organização do Mercado Circular é da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada, em colaboração com a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

 

Novo “Bairro Circular” quer transformar as Torcatas no centro da economia circular em Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
natal-forum

Artigos Relacionados

Bem-vindo, 2026: 9 sugestões para festejar a Passagem de Ano em Almada (e não só)

Com música, comédia, jantares temáticos e o tradicional fogo de artifício, numa noite marcada...

Bárbara Bandeira e Insert Coin animam entrada do Ano Novo em Cacilhas

Os concertos começam às 22h e, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de...

Katia Guerreiro celebra 25 anos de carreira no Teatro Municipal Joaquim Benite

Fadista vai atuar a 27 de dezembro na sala principal do teatro de Almada.   A...

Alexandre Monteiro vence Prémio Literário Cidade de Almada 2025

Cerimónia de entrega dos prémios decorreu este sábado, dia 20 de dezembro, contando com...