anuncio-farmacia-sobreda
18.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festival Jazz Manouche celebra legado de Django Reinhardt no Cine Incrível, em Almada

Nomes como Mozes Rosenberg, Favino Lorier e a Pompadelic Swing Orchestra sobem ao palco de 16 a 18 de maio, para promover a cultura jazz e fomentar o interesse no swing manouche estabelecido por Reinhardt. 

 

O Cine Incrível, em Almada Velha, prepara-se para receber a quarta edição do Festival Jazz Manouch, organizado pela associação Alma Danada. A edição deste ano realiza-se de 16 a 18 de maio.

Reunindo músicos dos Países Baixos, França e Portugal, o festival visa promover e divulgar a obra de Django Reinhardt, nome maior do jazz europeu, e do seu trabalho com o quinteto do Hot Clube de França em meados do século XX. “Este quinteto manteve a sua actividade entre os anos 30 e 50 na Europa tendo como estética formal o Swing mas com a apropriação cigana sobre a influência de Django”, pode ler-se no comunicado do festival.

O evento tem origem no trabalho de Django Reinhardt e visa fomentar a educação musical, dinamizar o turismo e o comércio local, celebrando a cultura cigana e o legado do swing manouche, refletindo o crescimento da popularidade desta modalidade jazzística na Europa.

- PUBLICIDADE -
banner-capuchos

No dia 16, às 21h30, apresenta-se Mozes Rosenberg, guitarrista de origem cigana que começou aos seis anos. Inspirado por Paco de Lucía e George Benson, participou em festivais como Jazz in Marciac e North Sea Jazz e atuou em espaços como Ronnie Scott’s, em Londres, e Bimhuis, em Amsterdão. O seu repertório inclui standards de jazz e clássicos do jazz cigano.

Em 17 de maio, também às 21h30, sobe ao palco Favino Lorier, guitarrista e violinista da comunidade Manouche da Alsácia. Lorier recupera a estética Sinti dos anos 30 e 40, em contraste com abordagens mais modernas. Entre 2022 e 2023, participou no Festival de Fontainebleau, em França, e no Festival Django LH, em Barcelona.

No último dia, 18 de maio, domingo, a festa decorre da parte da tarde, com a banda Pompadelic Swing Orchestra a atuar pelas 17h. O grupo, fundado em 2023, estreou no Festival Magos da Guitarra, em Lamego, lançou o single “Flèche d’Or” em 2024 e prepara o primeiro EP para 2025. Antes disso, decorre uma aula de dança vintage, assegurada pela Escola Blues & Swing Lisboa, aberta a todas as idades.

O passe geral para o festival tem o preços de 30 euros, enquanto que os bilhetes diários para os concertos custam 15 euros. Podem ser adquiridos online ou diretamente no Cine Incrível.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. Para mais informações, consulte o site oficial do evento.

 

Festival Read On regressa a Almada com Richard Zimmler, Madalena Sá Fernandes e António Zambujo

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Aluna da Nova FCT identificou um novo antepassado dos mamíferos a partir de um dente de dois milímetros

O tamanho total do fóssil não chega aos sete milímetros e está parcialmente escondido...

Câmara de Almada inaugura parque de estacionamento em Cacilhas

O equipamento tem capacidade para 110 veículos e será gerido pela WeMob.   Cacilhas vai passar...

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Parado desde a pandemia, o Transpraia poderia voltar a circular já no próximo verão....