Em Almada, as figuras a votos são Alberto Chaíça, António Oliveira Cruz e Ivan Gonçalves. O diretor artístico da CTA, Rodrigo Francisco, está nomeado a nível regional na categoria de Cultura. As votações já estão abertas.
Está a chegar ao Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a Gala Golfinhos d’Ouro, iniciativa que tem como objetivo homenagear as figuras que se distinguiram em 2023 na região de Setúbal e em cada um dos concelhos. O evento, que terá lugar no próximo dia 9 de março, é uma iniciativa do jornal O Setubalense em parceria com a rádio Popular FM e conta com o jornal ALMADENSE como parceiro de divulgação.
“O que pretendemos é um evento de nível que prestigie as figuras que vão ser distinguidas, assim como todos os parceiros da iniciativa, e que constitua uma oportunidade para as personalidades de toda a região poderem desfrutar de uma noite especial”, indica Francisco Alves Rito, diretor d’O Setubalense.
Para além de Almada, vão ser distinguidas as figuras do ano nos concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, Sesimbra e Seixal, no que diz respeito à Península de Setúbal, e dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, na costa alentejana.
As figuras da região e de cada um dos concelhos vão ser escolhidas pelo público, na página oficial da gala. Nesta página, os votantes poderão encontrar todos os nomeados para as diversas categorias e fazer as suas escolhas. Cada pessoa pode votar nas seis figuras regionais e na figura do seu concelho.
Ao todo, são 60 os nomeados repartidos por várias categorias, designadamente seis de âmbito regional – a Figura do Ano da região e as figuras regionais nas categorias Sociedade, Economia, Cultura, Desporto e Política – e 14 de âmbito local.
Nomeados em Almada
Em Almada, foram selecionados Alberto Chaíça, maratonista olímpico que, em 2023, inaugurou a placa que atribui o seu nome à Pista de Atletismo de Almada. Também António Oliveira Cruz, presidente e fundador do Instituto Piaget, que, no ano passado, ganhou reconhecimento internacional com a nomeação para o Conselho Não-Executivo da EUCED – Instituição Europeia de Cooperação Económica e Desenvolvimento. Finalmente, Ivan Gonçalves, deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, que no ano passado foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Almada aos 36 anos, tornando-se assim um dos mais jovens titulares deste cargo em todo o país.
Para a categoria “Figura de Cultura”, a nível regional, está nomeado Rodrigo Francisco, diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada e diretor do Festival de Teatro de Almada, que em 2023 celebrou 40 anos. Concorre com a cantora Cátia Oliveira (conhecida como A Garota Não) e o maestro Jorge Salgueiro.
Para figura do ano em toda a região estão nomeados Américo Aguiar, recentemente escolhido como Bispo de Setúbal, Andreia Lima, presidente do Conselho Coordenador da Distrital de Setúbal da SEDES e ainda Neemias Queta, jogador de basquetebol na NBA natural do Barreiro.
Além da revelação das personalidades que serão distinguidas com o Golfinho d’Ouro, a gala terá atuações musicais, com cartaz a divulgar.
Para aqueles que querem participar na gala, os ingressos já estão disponíveis. O bilhete individual custa 25 euros e o bilhete duplo tem o preço de 40 euros. A compra do bilhete será feita também através do site do evento. A organização pede aos homens que usem fato escuro e às senhoras vestido de gala.
https://almadense.sapo.pt/cultura/cine-incrivel-vai-deixar-de-ter-musica-ao-vivo-rombo-enorme-para-a-cultura-de-almada/