Transtejo Soflusa recebe dois novos navios elétricos
Chegada dos novos elementos da frota vai permitir à Transtejo “iniciar a operação elétrica na ligação fluvial do Seixal no final de abril de 2024″.
A Transtejo Soflusa acaba de receber dois navios da nova frota elétrica. Intitulados “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa”, os dois barcos chegaram ao Porto de Lisboa na noite de 26 de janeiro, tendo-se juntado de seguida ao navio “Cegonha-Branca”, atracado nas instalações da empresa em Cacilhas. Ali, “efetuaram a respetiva ligação a terra para carregamento de energia, sob acompanhamento de equipas técnicas especializadas”, informou a Transtejo em comunicado.
A chegada dos novos elementos da frota vai permitir à empresa “iniciar a operação elétrica na ligação fluvial do Seixal no final de abril de 2024”, adiantou a operadora, que garante as ligações fluviais no Tejo.
No final de março, acrescenta a Transtejo, será entregue o quarto navio da nova frota elétrica, sendo que a construção das restantes seis embarcações continua em curso nos estaleiros da espanhola Astilleros Gondán, em Avilès.
Quanto aos navios “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa” vão cumprir nas próximas semanas com o “plano de vistorias técnicas, por parte da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, de modo a seguir-se o processo de certificação, em que se destaca a emissão do título de propriedade e do certificado de navegabilidade”, explicou a Transtejo.
Ao mesmo tempo, está em curso a formação das tripulações, bem como a execução das obras relativas às estações de carregamento nos terminais das ligações fluviais que irão receber a operação elétrica: Cacilhas, Seixal, Cais do Sodré e Montijo.
Depois do Seixal se ter tornado pioneiro deste processo no passado dia 15 de outubro de 2023, “este domingo, 28 de janeiro, o Cais do Sodré tornou-se o segundo terminal fluvial a receber uma Torre Zinus, destinada ao carregamento rápido dos novos navios”, informou ainda a operadora, acrescentando que o terminal fluvial do Montijo será o próximo a receber uma Torre Zinus.