Presidente da Câmara de Almada manifestou “muita tristeza” pela morte prematura do responsável, destacando o seu trabalho durante os últimos dois anos, “particularmente difíceis e exigentes”.
Faleceu o presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia da Orta (HGO), Luís Amaro, aos 64 anos, informou este domingo, dia 10 de julho, a unidade hospitalar. “O Conselho de Administração do HGO manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo prematuro falecimento do colega e amigo e endereça à sua família as mais sinceras e profundas condolências pela perda inestimável que sofreu”, indicou a unidade de saúde, acrescentando que todos os que privaram com o doutor ficarão “marcados pela sua dimensão ética e humana”, mas também pela “imensa disponibilidade na ajuda ao próximo”.
“Este é um momento de grande tristeza pelo desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida aos cuidados de saúde da população dos concelhos de Almada e Seixal” pode ler-se no comunicado, que também realça as “qualidades profissionais e humanas e a dedicação que o Dr. Luís Amaro demonstrou no cumprimento à missão e valores do Hospital”.
Luís Amaro nasceu a 21 de junho de 1958, em Rio Maior, e desempenhou o cargo de Administrador Hospitalar no HGO de 1997 a 2006, assim como no ACES Almada-Seixal e ACES Seixal-Sesimbra, onde foi diretor executivo. Deixa um “legado de uma enorme dimensão humana, um sentimento de missão inexcedível e de uma competência e dedicação ao Serviço Nacional de Saúde”, pode ler-se na mensagem.
Também a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, expressou “muita tristeza” pela morte prematura do responsável, destacando os últimos dois anos por serem “particularmente difíceis e exigentes”. “O Dr. Luís Amaro, apesar da sua própria doença, foi garantindo que o HGO não falhava perante a pandemia e preparando o futuro, com as obras de ampliação e a contratação de mais profissionais”, escreveu a autarca na sua página oficial de Facebook, agradecendo também pessoalmente e como representante dos almadenses a “dedicação e entrega” do profissional.
A cerimónia de despedida realiza-se na Igreja da Corredoura, em Sesimbra, esta segunda-feira, dia 11 de julho.
https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-apresenta-plano-de-expansao-no-valor-de-52-milhoes-de-euros/