Quinta-feira, Outubro 10, 2024
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Escola Fernão Mendes Pinto tem o melhor indicador de sucesso no ensino básico em Almada

Pouco mais de um quarto dos alunos do 3.º ciclo de Almada conseguiram, em 2023, completar o ciclo de ensino nos três anos previstos. A escola do Pragal destaca-se por ter o dobro dos alunos a conseguir este percurso direto de sucesso. Veja as tabelas com a ordenação das escolas preparadas pelo ALMADENSE.

 

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no Pragal, destaca-se no indicador de sucesso, com 11,27 pontos acima da média nacional para escolas cujos alunos tiveram um ponto de partida equivalente. Nesta escola, metade dos alunos (52,05%) completou, em 2023, o 3.º ciclo nos três anos previstos. A escola do Pragal está em sexto lugar no ranking dos provas do concelho e é a escola pública almadense com melhor média na prova de Português (3,25). No panorama nacional, porém encontra-se em 282.º lugar no ranking baseados nas provas (de Português e Matemática) e em 199.º no ranking de sucesso.

A ordenação das escolas do 3.º ciclo e a análise feita pelo ALMADENSE têm por base os dados de 2023 divulgados, esta sexta-feira, pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Tal como para os rankings do secundário, o ALMADENSE usou os dados tratados e partilhados pela Rádio Renascença. Assim, só foram consideradas escolas que tivessem mais de 100 provas globais realizadas (naquilo a que chamámos “ranking dos exames”) e, pelo menos, 15 alunos para o cálculo do indicador de sucesso (no ranking de sucesso).

No ranking de sucesso, os alunos são comparados com colegas de outras escolas que tiveram o mesmo desempenho escolar no 6.º ano, ou seja, comparam-se os alunos que tiveram um ponto de partida equivalente. A taxa de percursos diretos de sucesso, que é a percentagem de alunos que completa o 3.º ciclo no tempo previsto (três anos), serve para comparar as escolas. O indicador de sucesso, que ordena o ranking, mede como cada escola se distancia, positiva ou negativamente, da média das escolas com as quais é comparável.

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto destaca-se ainda porque subiu 800 posições (para o 199.º lugar) no ranking de sucesso a nível nacional quando comparada com os resultados de 2022. O Externato “Frei Luís de Sousa” subiu 409 lugares e a Escola Básica Carlos Gargaté subiu 405 lugares. As três escolas ocupam os três primeiros lugares do ranking de sucesso no concelho de Almada. No extremo oposto, quatro das sete escolas que desceram a classificação no ranking de sucesso nacional perderam mais de 500 lugares.

As escolas privadas Externato Frei Luís de Sousa e o Colégio Campo de Flores foram as únicas com mais de dois terços dos alunos (78%) a completar os percursos diretos de sucesso em 2023. Estas duas escolas têm indicadores de sucesso positivos, o que significa que os alunos tiveram mais sucesso a terminar o 3.º ciclo em três anos do que outras escolas com alunos em situações comparáveis no final do 6.º ano.

Entre as quatro escolas com percursos diretos de sucesso acima da média nacional está também a Escola Básica Carlos Gargaté (341.º lugar no ranking de sucesso nacional e 295.º no ranking das escolas). Apesar do indicador positivo, menos de metade dos alunos (42,28%) têm um percurso direto de sucesso, ou seja, termina o ciclo em três anos.

As escolas com 3.º ciclo, assim como as escolas secundárias, no concelho de Almada, apresentam indicadores de sucesso muito abaixo da média nacional e uma taxa de percursos diretos de sucesso significativamente menor. A percentagem de alunos que chumba no 9.º ano (6,05%) é também superior à média nacional (3,70%). Estes resultados são, em parte, explicados por fatores sociais, como a carência económica, tal como aponta o Atlas da Educação, promovido pela Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. Sete escolas do concelho tinham mais de um terço dos alunos a beneficiar da ASE, entre as 12 escolas públicas para as quais eram conhecidos os dados de 2022.

O concelho de Almada tem 12 escolas básicas (incluindo quatro que não entraram no ranking) cujo indicador de sucesso está 10 pontos ou mais abaixo da média nacional, o que as distancia significativamente das escolas comparáveis a nível nacional. Há quatro escolas onde menos de 5% dos alunos concluíram o 3.º ciclo em três anos, em 2023, incluindo a Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes (apresentada como um caso de sucesso no secundário).

A ordenação das escolas com base no resultado das provas de Português e Matemática é encabeçada por escolas privadas, tal como acontece a nível nacional. Nos 30 primeiros lugares das escolas de 3.º ciclo de todo o país estão apenas duas escolas públicas, segundo os dados de 2023: Escola Artística do Conservatório de Música do Porto e Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. Em Almada, os primeiros lugares são ocupados pelo Colégio Campo de Flores e Externato Frei Luís de Sousa. Estas são também as únicas duas escolas básicas de Almada entre as primeiras 100 do ranking das escolas (baseado nas provas) – 89.º e 41.º lugar, respetivamente.

Os lugares seguintes são ocupados pelas escolas Emídio Navarro, Daniel Sampaio e Anselmo de Andrade. Todas elas subiram no ranking em relação a 2022. A Anselmo de Andrade registou mesmo a maior subida em Almada, escalou 357 posições até ao 232.º lugar nacional.

As escolas Fernão Mendes Pinto e Carlos Gargaté, bem colocados no ranking de sucesso, aparecem em 6.º e 7.º lugar no ranking das provas, mas com descidas significativas em relação às posições que ocupavam em 2022. As restantes escolas estão todas abaixo do 400.º lugar, com a Escola Básica D. António da Costa a representar a maior queda no ranking em relação a 2022: desceu 202 posições para 678.º lugar.

 

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