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Em Almada, o Tour do Pitéu atrai cada vez mais visitantes

Está a decorrer em Almada a sexta edição do Tour do Pitéu, que atrai cada vez mais clientes. Há até quem “venha de Lisboa de propósito para fazer o Tour”, conta a proprietária do Bistro Sândalo. Evento conta com 28 restaurantes aderentes e prossegue até domingo, 29 de outubro.  

 

Desde a primeira edição que o “Bistro Sândalo”, na Cova da Piedade, participa no Tour do Pitéu, apresentando aos clientes a já mítica mini francesinha. Só mudámos de pitéu uma vez e acabámos por voltar à mini francesinha. Tem sido um sucesso”, conta Diana Crista, proprietária do estabelecimento.

O balanço da participação da casa no evento não podia ser mais positivo, uma vez que quem visita uma vez acaba sempre por voltar. “Notamos uma maior afluência durante o evento. Há clientes que vêm todos os anos e até há quem venha de Lisboa de propósito para fazer o Tour. Depois de experimentarem o pitéu, as pessoas voltam ao restaurante para comer a nossa francesinha original”, acrescenta.

 

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O Bistro Sândalo participa no evento desde a primeira edição.

 

Além dos que vêm de propósito para provar os petiscos, a dinâmica do Tour do Pitéu também convida quem vive por perto, como é o caso de Rita, cliente habitual do Bisto Sândalo. “Venho ao Tour do Pitéu há uns três, quatro anos. Por acaso, é a primeira vez que venho ao Tour este ano, mas vivo aqui perto e até costumo vir mais vezes. Conheço o restaurante e já venho a pensar na francesinha”.

Ainda na Cova da Piedade, Rita pode experimentar petiscos como a tempura de camarão do “Mundi Green House”, as bochechas estufadas com puré de batata da “Oficina do Petisco” (Mercado da Romeira), ou franguinho frito à passarinho do “Nevada III”.

 

Estreantes dão a conhecer os restaurantes

Situado na Rua da Judiaria, em Almada Velha, o “Barão da Judiaria” é uma das casas que este ano participa pela primeira vez no Tour. Com o “barão júnior” como petisco, apresentam uma tradicional mini sandes de leitão para dar a conhecer a casa aos clientes. “É a primeira vez que participamos no evento e está a correr muito bem. Notamos mais movimento, é bom para o negócio. As pessoas ficam a conhecer-nos e voltam”, conta uma funcionária do estabelecimento.

Ali por perto, na Rua Capitão Leitão, os amigos Nuno e Eduardo, que anualmente aproveitam o Tour do Pitéu para conhecer novos espaços, provam o combo coxinha & pastel de ribs do “Outbêco”, que abriu recentemente. Antes, já experimentaram as moelas grelhadas da “A Tapada do Zé Grande”, que também se estreia no evento. Se o apetite permitir, podem ainda regressar ao “Cheers” para o habitual mini serrano, ao “Golfinho” para a bifana especial com ovo e bacon ou ao “Fonte da Pipa” para o pica pau de atum. Não muito longe, mais a caminho do Cristo Rei, ainda há o mini burger do “Buddies Bar”, outro estabelecimento repetente.

 

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O combo coxinha & pastel de ribs do “Outbêco”.

Pelo centro de Almada, os clientes podem ainda petiscar os pipis do “Danúbio”, o pica pau de vaca da “Tasca d’Avenida”, o dadinho de tapioca do “Boteco da Baiana”, a focaccia de cebola caramelizada com amêndoas do “Trufa” ou a mini tosta de Chourição da “Rifera”. Por perto, há também as gambas à guilho no “Pátio 24”, a carne de porco à portuguesa do “Vice Versa” e o choco frito à setubalense d’”O Bairro”.

Quem preferir descer até Cacilhas, na Rua Cândido dos Reis encontra outro grupo de estabelecimentos aderentes. Aqui, os clientes podem provar petiscos como a entremeada grelhada do “Solar Beirão”, o atum no bolo do caco d’”O Túnel”, a sopa da pedra d’almeirim da “Casa das Artes”, os cogumelos salteados d’”A Tapada”, a salada de polvo do “Mirrita”, os espetinhos de frango crocante do “Mundi Love” ou as bolinhas de frango com farinheira do “Dá-lhe com Alma”. Ainda na zona, há tosta de alheira no “Canecão” e caril de gambas no “Martins”.

 

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Os espetinhos de frango crocante do “Mundi Love”.

 

O Tour do Pitéu reúne as melhores casas de petiscos de Almada, com deliciosas iguarias tradicionais, de vários pontos do país. Num evento gastronómico que já é uma referência nacional, o objetivo é promover o comércio tradicional e a restauração local. Por 3,5 euros, tem direito a um pitéu e a uma cerveja de 20cl, que pode ser substituída por uma garrafa de água de 33cl.

A sexta edição do Tour do Pitéu teve início no sábado, dia 21, e decorre até ao próximo domingo, dia 29. São nove dias de partilha gastronómica e de convívio saudável, onde não faltam os petiscos e a cerveja. Com 28 restaurantes, tabernas e tascas, num roteiro que percorre as freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, há pitéus para todos os gostos: o difícil é mesmo escolher.

Organizado pela Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, o evento é promovido pela empresa Traveller Boost e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada. Este ano, tem ainda o apoio do jornal ALMADENSE, media partner da iniciativa. Pode consultar aqui todas as informações sobre o Tour do Pitéu. Confira o mapa:

 

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https://almadense.sapo.pt/cultura/mostra-de-teatro-traz-doze-estreias-a-almada-em-novembro/

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