5.8 C
Almada

Assembleia de jovens defende transportes gratuitos em Almada

Recomendação foi aprovada durante a primeira Assembleia Municipal Jovem, que decorreu esta quarta feira, dia 11 de maio.

 

Os jovens almadenses defendem a implementação de um passe de transportes públicos gratuito, à semelhança da medida recentemente aprovada em Lisboa. A proposta foi feita durante a primeira Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA) e tem na sua origem nas preocupações financeiras, ambientais e de sustentabilidade. O objetivo passa por “reduzir as desigualdades financeiras, assegurando um serviço que ajuda no orçamento das famílias mais pobres”, argumentou Rodrigo Ribeiro, estudante da Escola do Monte da Caparica.

Esta foi uma das duas recomendações aprovadas durante a primeira AMJA, onde sete alunos das escolas Secundárias Emídio Navarro e Monte da Caparica participaram enquanto “deputados municipais jovens”. A segunda recomendação aprovada foi na área da alimentação, instando a Câmara Municipal de Almada (CMA) a sensibilizar a população sobre restrições alimentares, como intolerância à lactose ou glúten. 

A Assembleia Jovem é um programa promovido pela Assembleia Municipal de Almada, em colaboração com a CMA e com os estabelecimentos de ensino do concelho. Pretende incentivar e fomentar a participação ativa dos jovens na vida política, comunitária e cívica da cidade. Depois da iniciativa ser divulgada a cerca de 450 alunos, as escolas promoveram eleições internas, votaram as propostas dos alunos e os representantes na Assembleia. 

- PUBLICIDADE -

“Medidas como estas são importantes para promover o interesse, o envolvimento dos jovens na política e nos assuntos da comunidade” disse Jorge Ferraz, deputado municipal jovem pela Escola Secundária Monte da Caparica ao ALMADENSE.

A reunião ordinária decorreu esta quarta-feira, dia 11 de maio, no Fórum Romeu Correia. Estiveram presentes a ouvir as recomendações e preocupações juvenis, deputados municipais representantes do BE, do Chega, do PS e da CDU. Também participaram o presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Joaquim Leitão, e a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros. 

 

Ambiente, saúde mental e inclusão nas preocupações

Outros temas discutidos na reunião foram a saúde mental, identidade de género, impacto ambiental, inclusão social, solidariedade, a melhoria dos transportes públicos, trotinetes partilhadas e fontes para encher cantis de água potável.

Os jovens também questionaram a presidente da Câmara sobre a ampliação da Escola Carlos Gargaté, na Charneca da Caparica. Na sua resposta, Inês de Medeiros garantiu que o projeto não foi esquecido e que vai estar pronto até setembro de 2023, podendo incluir no seu programa educativo 12 turmas do secundário.

Além das propostas recomendadas, também se fizeram agradecimentos e sugestões como o pedido de um Skate Park na Costa da Caparica. “O Skate Park é para ser feito. A obra ainda não começou mas já temos um desenho e projeto”, respondeu o vereador Filipe Pacheco, que tem o pelouro do Desporto e Juventude. O autarca do PS também afirmou que a intenção de evoluir e incentivar a prática de skate faz parte dos planos do município, desporto este que anda em acompanhamento pelo surf, também a ser incentivado pela câmara. 

Esta iniciativa começou a ser planeada em 2019, mas foi adiada por motivos pandémicos durante dois anos, sendo esta a sua primeira reunião.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-charneca-de-caparica-vai-ter-escola-secundaria/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...