anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Open House abre ao público uma Almada “invisível”

Iniciativa decorre este fim de semana em Almada e Lisboa e tem como mote “A Rebeldia do Invisível”.

 

É já este fim de semana (14 a 15 de maio), que Almada vai abrir ao público 13 espaços históricos geralmente inacessíveis. Os antigos Estaleiros da Lisnave, o Arsenal do Alfeite, o icónico Palacete António José Gomes (SFUAP), na Cova da Piedade, ou a Quinta de São Lourenço, no Pragal, são alguns dos locais de arquitetura emblemática que será possível visitar de forma gratuita.

Tudo acontece no âmbito do Open House Lisboa que, na sua 11.ª edição, apresenta um total de 69 espaços em Lisboa e Almada, dos quais 40 em estreia. Trata-se da segunda participação consecutiva de Almada no evento. 

Proposta pelo atelier Aurora Arquitetos, a temática deste ano, “A Rebeldia do Invisível”, pretende que as visitas incentivem uma reflexão entre a dualidade da intervenção exterior e interior, numa cidade em mutação, onde cada projeto contribui para um património coletivo. 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

 

Percursos e visitas guiadas

Durante o fim de semana será possível também participar em percursos urbanos acompanhados, que pretendem aproximar os visitantes da História dos locais. Em Almada, o destaque vai para “A cidade consolidada e o seu planeamento”, que irá guiar os visitantes pela história da cidade de Almada, passando desde o seu início rural, pela transformação industrial até a atualidade. Marcado para domingo, dia 15 de maio, às 15h, o percurso tem como ponto de partida o Seminário de São Paulo de Almada e termina no antigo edifício sede da EDP.

Para pessoas de baixa visão, cegas ou com deficiências cognitivas, o Open House promove visitas acessíveis sob marcação. Em Almada será possível visitar o convento dos Capuchos, numa visita concebida com materiais tácteis pelo Serviço Educativo da Trienal, com apoio da Locus Acesso e da equipa de voluntariado.

O Open House Lisboa é um evento co-produzido pela Trienal de Lisboa e pela EGEAC que permite visitar localizações históricas e emblemáticas. Faz parte da rede internacional Open House Worldwide que reúne mais de 50 cidades em outro mundo onde se celebra os melhores exemplos de arquitetura. Em Portugal desde 2012, conta com as parcerias da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal de Almada. Para consultar o programa completo visite o site do evento.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/comercio-local-em-almada-acumula-anos-de-declinio-o-que-fazer-para-o-relancar/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Instituto Piaget e Almada: “Era um deserto quando chegámos, hoje é uma localização privilegiada”

Em entrevista ao ALMADENSE, a presidente do Piaget de Almada reflete sobre a história...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...