Trabalhadores da empresa municipal lutam por salários dignos, regulamentação das carreiras e melhores condições de trabalho.
Os trabalhadores da Wemob, empresa responsável pela mobilidade em Almada, vão mobilizar-se por melhores condições de trabalho entre os dias 23 e 24 de maio, exigindo “diálogo e negociação” ao Executivo da Câmara Municipal de Almada.
No dia 23, os trabalhadores vão concentrar-se em frente aos Paços do Concelho, em Almada Velha, para solicitar a audiência previamente prometida ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e uma real renegociação dos salários e das carreiras. No dia 24, os trabalhadores estarão na Avenida 25 de Abril, junto às instalações da empresa pública, de forma a denunciar os problemas sentidos.
Em causa está a falta de “salários dignos (43% de nós estão no salário mínimo nacional), carreiras regulamentadas condignamente e condições de trabalho”, defende o STAL em nota de imprensa. São reivindicados “100 euros para todos”, de forma a “fazer face ao aumento do custo de vida”, bem como um real aumento de salário ao longo da progressão de carreira e melhores condições de trabalho.
Quanto a este último ponto, o sindicato entende que “o crescimento anual do peso das coimas e taxas na totalidade das receitas (…) é consequência do aumento da repressão com danos no bolso da população”, aumentando a ansiedade dos trabalhadores. Reivindicam, desta forma, “a diminuição do peso das coimas” e a procura de soluções para o estacionamento em Almada, que tem vindo a tornar-se cada vez mais difícil.
https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-reabilita-edificio-de-habitacao-municipal-no-laranjeiro-por-1-milhao-de-euros/