14.1 C
Almada

Almada Innovation District: 800 milhões para criar uma “nova cidade” na margem sul do Tejo

Projeto promete criar um “novo centro urbano” nos terrenos entre o Monte de Caparica e Porto Brandão e dar origem a 17 mil postos de trabalho.

 

Um novo centro urbano prepara-se para nascer no concelho de Almada, trazendo um pólo empresarial, de investigação tecnológica, um centro habitacional e novos espaços verdes. Trata-se do projeto Innovation District, que conta com um investimento que ultrapassa os 800 milhões de euros e promete a criação de 17 mil empregos. A iniciativa parte da Universidade Nova de Lisboa e conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Almada e de vários investidores privados.

“Neste momento, este é o grande projeto de Almada”, afirmou Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, esta quarta-feira, 17 de março, durante a apresentação do Innovation District, que decorreu via Zoom. Garantindo que existem já vários projetos prontos a arrancar outros em curso para licenciamento, a autarca frisou que se trata de um “virar de página da tradição em Almada de projetos que ficam no papel”.

 

mapa-innovation-district
Mapa do Innovation District.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

Numa área total de 399 hectares, o plano urbanístico pretende abrir o campus da universidade à cidade e incorporar infraestruturas turísticas, espaços comerciais, desportivos e culturais. Em suma, será uma “nova cidade, que terá no seu coração conhecimento, tecnologia” e estará “ao serviço das pessoas, sendo inclusiva e sustentável”, destacou José Ferreira Machado, vice-reitor da Universidade Nova.

Está também prevista a construção da extensão do metro de superfície, que pretende ligar o Innovation District à Costa da Caparica em apenas 10 minutos e a criação de 1000 fogos destinados à habitação. Ao mesmo tempo, a frente ribeirinha e os centros históricos do Porto Brandão e da Trafaria deverão ser alvo de reabilitação.

Destacando o “conceito inovador, que pode trazer grandes vantagens à população”, Virgílio Machado, diretor Nova School of Science & Technology, adiantou mesmo que o projeto tem potencial para transformar a zona da Trafaria e Porto Brandão numa espécie de “Silicon Valley” da Europa.

Trata-se de um projeto “altamente relevante para o desenvolvimento da Grande Lisboa”, sublinhou, por sua vez, João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa, que destacou também a importância do enquadramento urbanístico do projeto, que pretende desenvolver-se organicamente durante mais de uma década. “A Nova quer posicionar-se como a universidade da área metropolitana de Lisboa: uma cidade com duas margens, que se estende até ao Atlântico”.

De natureza transversal, o projeto “insere-se na estratégia de desenvolvimento económico do país”, destacou, por sua vez, Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização. Para o responsável, o Innovation District irá fomentar a “competitividade do território, potenciando a atração de investimento estrangeiro”.

Com o Plano Diretor Municipal (PDM) de Almada ainda em fase de revisão, o município pretende aplicar normas provisórias na zona abrangida pelo novo projeto, até que o PDM esteja finalizado, o que só deverá acontecer no próximo ano.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/habitacao/projeto-almada-poente-pretende-transportar-o-monte-da-caparica-para-o-centro-da-cidade/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...