14.3 C
Almada

Almada: Alunos da Escola Emídio Navarro recolhem donativos para Ucrânia

Iniciativa “Um coração para a Ucrânia”, que pretende angariar medicamentos e alimentos, nasceu dos alunos e dos respetivos encarregados de educação.

 

Uma turma de sétimo ano da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, está a recolher donativos para auxiliar as vítimas da guerra com a iniciativa “Um coração para a Ucrânia”. Os alunos elaboraram azulejos e copos decorativos — inspirados na cultura ucraniana— que pretendem vender em bancas espalhadas pela escola.

Os produtos inspirados na cultura ucraniana serão trocados por donativos e estão disponíveis para colegas, professores, funcionários, encarregados de educação e quem quiser ajudar a contribuir. Depois de reunidos os mantimentos, serão entregues nos Bombeiros Voluntários de Almada, para serem enviados para a Ucrânia, como vai acontecer esta sexta-feira, dia 3 de junho.

“Foi um convite muito especial, não estava à espera, já recolhi donativos das escolas aqui de Almada, mas esta ideia foi a primeira que me surpreendeu, dou os parabéns” disse ao ALMADENSE João Mimoso, membro da associação de apoio aos refugiados ucranianos em Almada (UAPT), que foi convidado a participar na iniciativa e a estar presente durante a apresentação da mesma, esta segunda-feira, dia 30 de maio, na Escola Emídio Navarro.

- PUBLICIDADE -

A ideia surgiu entre os encarregados de educação, mas a vontade partiu dos alunos. “É muito importante fomentar estas atividades nas camadas jovens, são eles próprios que querem ajudar e fazem como sabem”, contou João Mimoso.

Durante a apresentação do projeto, o professor da turma, José Carlos Vinagre, que esteve a coordenar os esforços dos alunos e da iniciativa sublinhou: “trata-se de uma situação vergonhosa para a humanidade inteira, é um acontecimento histórico que vai marcar a vida de todos nós, o que possamos contribuir assim faremos. Pode parecer pouco, mas é positivo”.

Para que os medicamentos sejam entregues, é necessário que estejam dentro do prazo de validade e dentro das respetivas embalagens. Os tipos de medicamentos aceites são analgésicos, medicamentos cardíacos, medicamentos para as náuseas, sorventes, antidiarreicos e vasodilatadores.

Caso parte dos alimentos doados sejam em pequena quantidade ou não suportem a viagem até à Ucrânia, serão entregues aos refugiados que já se encontram em Portugal, que também necessitam de apoio.

A parceria entre a associação UAPT e a turma de alunos deverá ter continuidade no futuro, com a possibilidade de colaborarem uma vez mais para um jogo de futebol pela caridade durante o mês de junho.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ginastas-ucranianas-ja-treinam-na-charneca-de-caparica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Piscina Municipal da Charneca de Caparica encerrada entre 21 e 23 de janeiro

Intervenção nas tubagens obriga à suspensão temporária de todas as atividades aquáticas.   A Piscina Municipal...