Uma visita temática à Casa da Cerca, literatura, dança e oficina de fantoches para toda a família são algumas das sugestões culturais que decorrem entre 13 e 15 de outubro.
1. Participar numa visita temática à Casa da Cerca
A Casa da Cerca organiza no sábado, dia 14 de outubro, uma visita à antiga casa senhorial com o tema “curiosidades sobre a história e o património”. Das 15h às 16h, Sílvia Moreira – investigadora e mediadora cultural – explica aos visitantes várias curiosidades sobre a Casa da Cerca, entre as quais a reconstrução após o terramoto de 1755, à luz do que se estava a fazer na reconstrução de Lisboa. Quem deseja conhecer o jardim botânico pode aproveitar a visita orientada, também gratuita, que começa às 16h. O lugar na visita à antiga quinta de recreio deve ser reservado através do e-mail marcar.cac@cm-almada.pt
2. Conversar com o vocalista dos Moonspell, Fernando Ribeiro
No âmbito do ciclo “Conversas com Escritores”, Almada recebe Fernando Ribeiro, poeta, romancista e vocalista dos Moonspell. O artista polivalente apresenta agora o seu novo romance, Café Kanimambo, um thriller passado no verão em Albufeira. A sessão acontece na biblioteca central, às 15h30 de sábado, com moderação de Maria João Costa; mais tarde, os Moonspell darão um concerto acústico no Cine Incrível – Alma Danada.
3. Participar no festival “Faz Acontecer”, na Casa Amarela
No âmbito do projeto “Faz Acontecer”, o jovem bailarino e empreendedor Miguel Graça promove dois dias de workshops, concertos de hip-hop e demonstrações de danças africanas. A iniciativa visa inspirar e incentivar as pessoas a «fazerem acontecer» e a batalharem pelos seus sonhos e objetivos, nomeadamente na área da cultura, sendo o seu estandarte a divulgação do que de inovador se faz em Almada. O programa conta com atuações dos Porbatuka (13 de outubro), Na Zona (14 de outubro) e de vários djs e músicos do concelho.
4. Ver uma exposição sobre máscaras no Teatro Extremo
“Falamos de máscaras. Do rosto que se coloca sobre o rosto para sermos nós próprios. Os romanos chamavam persona às máscaras do teatro. Per sonare. Projetar a voz”: é assim que o Teatro Extremo apresenta a exposição “Persona”, que explora a tensão entra a pessoa que somos e a personagem que exibimos. A exposição, que se compõe de imagens e pequenos textos, foi pensada num primeiro momento entre 2011 e 2015, sendo repensada com a imposição do uso de máscara aquando da pandemia. Patente no Teatro-Estúdio António Assunção, em Almada Velha, a exposição tem inauguração marcada para sexta-feira, 13 de outubro, às 18h, e pode ser visitada livremente até 16 de dezembro.
5. Levar os mais pequenos a uma oficina de fantoches
“Como seriam as profissões no século XVI?”: é a resposta a esta pergunta que os mais novos vão poder descobrir na oficina de fantoches que decorre também no sábado, dia 14 de outubro pelas 15h, no Museu de Almada – Covas de Pão. A partir de varetas de bambu, lã, tecidos e modelação em esponja, cada criança poderá criar o seu original fantoche; no final, as personagens modeladas ganham vida e cor com através de vários adereços. A atividade para toda a família contará com mediação de Francisca Silva, da associação cultural “O Mundo do Espectáculo”. A inscrição é obrigatória, através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .
6. Assistir a um concerto de outono no Solar dos Zagallos
Sofia Cascalho vem ao Solar dos Zagallos apresentar a leitura de excertos da “Arte de Tocar Cravo” e dos prefácios aos livros de peças de François Couperin, intercalada pela interpretação de peças pertencentes a estas obras. Intitulado “As lições de Couperin”, o concerto conta com música (cravo) e leitura, com esta última assegurada por Diogo Dória. A performance da música e do ator e realizador acontece pelas 21h, com entrada livre sujeita à lotação da sala.
https://almadense.sapo.pt/almalab/albadawi-tent-o-restaurante-que-traz-o-medio-oriente-ate-almada/