11.2 C
Almada

Hospital Garcia de Orta “não considera” encerramento da Urgência Geral

Esclarecimento surge depois do alerta feito por sindicatos médicos sobre os riscos de rotura da Urgência Geral a curto prazo.

 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, garantiu este sábado que “não considera” o encerramento do Serviço de Urgência Geral. Numa nota enviada à agência Lusa, a unidade assegura que “continua a trabalhar para prestar os melhores serviços à população, mesmo neste difícil contexto pandémico, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos”.

O esclarecimento surge após advertências recentes feitas por sindicatos médicos. “Os médicos estão em exaustão, a trabalhar em condições que não permitem garantir a capacidade de resposta às exigências do momento atual: se não forem tomadas medidas, irá haver uma rotura na capacidade de resposta a curto prazo”, alertou este sábado o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), indicando que o Serviço de Urgência Geral do hospital pode entrar em rotura a curto prazo.

Na quinta-feira, já o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) tinha avisado sobre o “sério risco de encerramento” do serviço de Urgência Geral do Hospital.

- PUBLICIDADE -
referencia

Para o sindicato, a situação que se vive naquela unidade de saúde, que recebe na urgência afluência média diária de 300 utentes, é o reflexo de “toda uma falta de investimento em instalações, equipamentos e recursos humanos, tanto mais notório quando atravessamos uma pandemia”.

 

Hospital reorganiza recursos

Por sua vez, o Hospital explica que “as necessidades provocadas pela Covid-19 obrigaram a uma rápida adaptação da capacidade de prestação de serviços, com a reafectação de recursos, com efeitos entre os seus profissionais, por exemplo, nos limites estabelecidos para a realização de trabalho extraordinário ou suplementar”.

Obrigaram também, segundo o HGO, “a uma reestruturação dos projetos de beneficiação das instalações, em função das novas necessidades e da situação de exceção vivida, que se mantém”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-vai-ter-unidade-movel-de-saude-a-percorrer-o-concelho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...