Exposição celebra os 30 anos das Marchas Populares de Almada

Almada celebra três décadas de Marchas Populares com uma nova exposição que destaca a evolução desta tradição e o impacto na vida cultural do concelho.

No dia 24 de junho, às 19h, o Museu de Almada – Casa da Cidade inaugura a exposição “É um amor que não se explica – Marchas Populares de Almada 1994 – 2025”, exposição que destaca as 30 edições das Marchas Populares de Almada.

A mostra revela como esta tradição se tornou numa das principais expressões da cultura popular do concelho. Durante três décadas, as marchas reuniram memórias, imagens e elementos representativos que mobilizam coletividades, associações e centenas de participantes todos os anos.

No Museu de Almada – Casa da Cidade, o núcleo principal da exposição vai ficar acessível ao público e vai incluir os trajes da 30.ª edição das Marchas Populares de Almada. Além disso, a iniciativa vai estender-se por vários pontos do concelho com uma exposição descentralizada. Também vai ter conteúdos digitais que o público pode aceder através de QR code.

De acordo com a Câmara Municipal de Almada, as marchas representam “a alma de um concelho que, há décadas, transforma a rua em palco e a tradição em festejo”. Por isso, a exposição quer destacar o trabalho de todos os que ajudaram a construir esta tradição desde 1994, como marchantes, músicos, ensaiadores, costureiras e dirigentes associativos.

O título da exposição, “É um amor que não se explica”, é uma homenagem ao envolvimento das comunidades locais nas Marchas Populares de Almada. A exposição destaca o papel importante que as marchas têm desempenhado na preservação e renovação das tradições populares do concelho.

- PUBLICIDADE -
Piaget-MREC

A inauguração da exposição está marcada para as 19h do dia 24 de junho no Museu de Almada-Casa da Cidade, podendo ser visitada até ao dia 2 de agosto.

Texto: Marta Rodrigues

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
arte-xavega

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Anime, manga e cosplay: Almada recebe nova edição do Golden Weekend

Evento dedicado à cultura japonesa regressa ao Laranjeiro nos dias 8 e 9 de agosto. A entrada é gratuita.

Parque Urbano da Costa da Caparica encerra entre 27 de julho e 26 de agosto

Encerramento acontece devido às montagens e desmontagens das estruturas do Festival O Sol da Caparica, que se realiza entre 13 e 16 de agosto.

“Interconnect”: Solar dos Zagallos enche-se de arte, música e gastronomia a 1 de agosto

Programa conta com atuações de FOOLPROOF e Just Benny, mas também como um momento gastronómico. Decorre entre as 16h e as 23h.

Almada investe 20 milhões de euros em nova iluminação pública LED

Autarquia avança com a substituição de 33 mil luminárias, numa intervenção que visa reduzir em “mais de 74%” os custos da iluminação pública do concelho.