Obras são exibidas no Auditório Fernando Lopes-Graça de 14 a 18 de outubro. “O Fabuloso Destino de Amélie”, de Jean-Pierre Jeunet, regressa ao grande ecrã 24 anos após a estreia.
Cinco filmes integram a programação da Festa do Cinema Francês, que este ano assinala a sua 26.ª edição. As sessões decorrem entre 14 e 18 de outubro, no Auditório Fernando Lopes-Graça, na Praça São João Batista, em Almada, sempre às 21h.
“Nouvelle Vague”, de Richard Linklater, é o primeiro dos cinco filmes na programação da mostra cinematográfica e vai ser exibido já esta terça-feira, dia 14 de outubro. Numa narrativa que acontece em Paris, o filme, que é uma homenagem ao icónico realizador Jean-Luc Godard, debruça-se numa declaração de amor com misto de um espírito revolucionário de uma geração.
Já a 15 de outubro, será tempo de “Caso 137” ocupar o grande ecrã do Auditório Lopes Graça. De Dominik Moll e Gilles Marchand, o thriller intenso que foi apresentado no Festival de Cannes, aborda a face oculta do institucionalismo policial.
“Le Répondeur” é outra das cinco obras em exibição na Festa do Cinema Francês, agendada para quinta-feira, dia 16. Com argumento de Fabienne Godet e Claire Barré, o filme é baseado na obra de Luc Blanvillain, um talentoso imitador que é contratado por um romancista famoso num momento que vai mudar a sua vida para sempre.
O fim-de-semana vai trazer ao grande ecrã o clássico “O Fabuloso Destino de Amélie”. Realizado por Jean-Pierre Jeunet e protagonizado por Audrey Tautou, o filme é um dos maiores êxitos do cinema francês contemporâneo. Amélie Poulain é uma empregada de mesa que vive em Montmartre em busca de um refúgio do seu mundo imaginário. Vinte e quatro anos após a estreia, em 2001, o filme chega agora a Almada numa versão restaurada, sendo exibido no Auditório Fernando Lopes-Graça, no dia 17 de outubro, às 21h.
Já “Partir un Jour” (18 de outubro) fecha a edição deste ano da Festa do Cinema Francês com a história de uma estrela em ascensão de gastronomia francesa que vê os seus planos interrompidos pela doença do seu pai.
Os bilhetes para a 26.ª edição da Festa do Cinema Francês têm o custo de 3 euros (com desconto de 50% para jovens e seniores) e podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório Fernando Lopes Graça. Para mais informações sobre o ciclo de cinema, consulte o site oficial do evento.
Texto: Inês Flores



