15.1 C
Almada

De “Psico” a “Os Pássaros”: Ciclo dedicado a Hitchcock chega à Costa da Caparica

Obras serão exibidas durante o mês de outubro, numa iniciativa organizada pelo Cineclube Impala.

 

O suspense de Alfred Hitchcock vai tomar conta do Auditório da Costa da Caparica todas as quintas-feiras de outubro, com a exibição de cinco clássicos atemporais. A iniciativa, organizada pelo Cineclube Impala, traz ao concelho de Almada uma mão cheia de obras do britânico, num ciclo que arranca já esta quinta-feira, 2 de outubro, com a projeção a arrancar sempre pelas 20h30.

“Psico” é o primeiro dos cinco filmes de Alfred Hithcock em exibição na Costa da Caparica. Lançado em 1960, é considerado uma das obras-primas do suspense psicológico e um dos mais conhecidos do realizador, numa história de uma jovem que rouba o seu patrão e coloca-se em fuga, culminando numa ligação inesperada.

A 9 e 16 de outubro será a vez de “Janela Indiscreta” e “Os Pássaros” tomarem conta do grande ecrã do Auditório da Costa da Caparica. De 1954 e 1963, respetivamente, os dois filmes colocam-se como grandes clássicos de Hitchcock, onde uma suspeita de homicídio e um ataque em massa por pássaros dominam as narrativas.

Segue-se, a 23 de outubro, “Os 39 Degraus”. Lançado em 1935, é o filme mais antigo a ser transmitido nesta sequência, com um enredo que envolve a resolução de um enigma na Escócia.

- PUBLICIDADE -
referencia

Já a 30 de outubro, data que dita o final da retrospetiva cinematográfica de filmes de Alfred Hithcock na Costa, é exibido “A Mulher Que Viveu Duas Vezes (Vertigo)”, obra cinematográfica que fecha o ciclo com ‘chave de ouro’, num filme que aborda temas como trauma e mistério, que se transforma em obsessão, paixão e loucura.

Os bilhetes para a mostra dedicada ao cineasta britânico podem ser adquiridos no Auditório da Costa da Caparica. Têm o custo de 2 euros para o público em geral e de 1 euro para os sócios da Associação Gandaia.

Texto: Inês Flores, editado por Maria João Morais

Festival Sons de Outono leva quatro concertos às igrejas de Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...