Festa da Maia: Cova da Piedade enche-se de tradição no dia 1 de maio

Tradição celebra a chegada do verão com a construção de “Maias” – bonecas de palha vestidas de branco e enfeitadas com flores.

Na próxima sexta-feira, dia 1 de maio, realiza-se, na Cova da Piedade, a Festa da Maia, uma tradição que recupera a história local do concelho de Almada que se realiza desde 1992. A festa decorre durante toda a manhã no Largo da Romeira e no Jardim da Cova da Piedade.

Organizada pela União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, a Festa da Maia tem início às 9h45, junto às instalações da Assembleia Municipal, com a saudação da Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) à população. Após a concentração e a receção aos participantes no Largo da Romeira, inicia-se, às 10h30, o Desfile das “Maias”, que vai percorrer as ruas da Cova da Piedade até ao Largo 5 de Outubro.

Já no Jardim da Cova da Piedade, entre as 11h e as 13h, a programação continua com atuações musicais, ateliês de construção de “Maias” – bonecas de palha vestidas de branco e enfeitadas com flores –, e de pinturas faciais e, ainda, outras atividades relacionadas com andas e malabarismo.

Com origem numa tradição regional do Algarve e no culto à deusa grega Maia Maiestas, que representava a fecundidade e a primavera, a Festa da Maia foi trazida para a Cova da Piedade e para a Romeira por mulheres algarvias que vieram viver para perto das fábricas de cortiça, criando “vilas operárias”.

Para além de representar as migrações dos séculos XIX e XX, devido à industrialização, a Festa da Maia assinala o primeiro dia do mês de maio e procura receber o verão e afastar o inverno, através da construção de “Maias”.

- PUBLICIDADE -
LICENCIATURAS_ALMADENSE_300_250

A Festa da Maia iniciou-se em 1992 com a criação da primeira Maia moderna por Amélia Albuquerque, conhecida como a “mãe da Maia”, que adicionou à tradição os fios de ouro.

Almada celebra o espírito livre do gypsy jazz no Festival Jazz Manouche

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Executivo de Almada enfrenta moção de censura na Assembleia Municipal

Moção tem garantido o voto favorável do Chega e da Iniciativa Liberal. Já o Partido Socialista, anunciou que votará contra, acusando a oposição de estar a "instrumentalizar politicamente" a situação.

Reservas de água em Almada recuperam para 55%, segundo atualização dos SMAS

O novo painel informativo passa a apresentar apenas os valores globais das reservas de água no concelho, deixando de ser possível consultar os níveis de reserva nas várias Áreas de Influência de Reservatório (AIR).

“O Rei da Farândola” eleito Espetáculo de Honra 2026 pelo público no Festival Almada

Espetáculo protagonizado pelo cantor e ator Ángel Ruiz, apresenta uma viagem ao século XVII espanhol. Regressa ao Festival de Almada em 2027.

Casa da Cerca em Almada inaugura quatro exposições de arte contemporânea

A Casa da Cerca inaugura este sábado, 18 de julho, uma nova temporada de exposições, reunindo quatro propostas de arte contemporânea que ocuparão diferentes espaços do centro até novembro.