A Trafaria convida à descoberta dos vinhos nacionais, da gastronomia local e da história da vila, com atividades gratuitas para todas as idades.
O Passeio Ribeirinho da Trafaria recebe de 4 a 6 de julho a edição 2025 do evento “Trafaria com Prova”, dedicado à promoção dos vinhos nacionais e dos sabores do concelho de Almada. A iniciativa, de entrada gratuita, decorre entre as 17h e as 22h (domingo das 15h às 20h), e inclui bancas de produtores de vinho, restauração local e doçaria tradicional.
As provas de vinho comentadas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia, e decorrem no sábado e domingo, pelas 19h30. As provas – vinhos brancos no sábado e vinhos tintos no domingo –, são orientadas por Valéria Zeferino, jornalista de vinhos e provadora na revista Vinho – Grandes Escolhas.
Durante a tarde, os visitantes podem contar com animação de rua e animação infantil, jogos tradicionais, passeios de bicicleta e visitas guiadas. Em cada dia, um momento musical, com o Grupo de Percussão Vaidecaja, na sexta-feira, a Orquestra de Percussão do Colégio do Vale, no sábado, e o Grupo Coral Vozes d’Alma, no domingo.
O arquivo conta histórias da Trafaria
Além da vertente gastronómica, o mês de julho traz à vila diversas iniciativas culturais, com entrada gratuita, para um público de todas as idades.
O Largo da República acolhe a exposição de rua “Trafaria com Histórias”, de 10 de julho a 10 de setembro de 2025. Esta iniciativa visa divulgar documentos de arquivo que refletem a identidade da Trafaria, destacando acontecimentos que moldaram a sua história e reforçando os laços entre os habitantes locais.
A programação inclui ainda a visita animada pelo Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria, Itinerários Vivos, que percorre alguns edifícios emblemáticos da vila, trabalhando memórias locais e informações históricas recolhidas.
Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica