“Ájax” leva tragédia de Sófocles ao palco em Almada

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, recebe, até domingo, 20 de setembro, o espetáculo “Ájax”, uma criação que parte da tragédia de Sófocles e acompanha a história de um dos grandes guerreiros gregos da Guerra de Tróia.

“Ájax” está em cena na Sala Experimental até domingo, com sessões às 21h de quinta-feira a sábado e às 16h no domingo. O espetáculo tem a duração de 1h45 e é recomendado para maiores de 14 anos. Os bilhetes têm um custo de 13 euros.

A peça conta com a interpretação de Cláudio da Silva, Crista Alfaiate, Marcello Urgeghe e Nuno Lucas. O encenador é o também ator, Claúdio da Silva.

Ájax era considerado o segundo melhor guerreiro grego, atrás de Aquiles. Após a morte deste, acredita que deve receber a sua armadura e as suas armas, mas a honra é atribuída a Ulisses. Enfurecido, decide vingar-se dos líderes e companheiros gregos que considera responsáveis pela desonra. Atena intervém e leva-o ao delírio, fazendo-o acreditar que o gado e as ovelhas de Ulisses são os próprios heróis gregos.

A partir desta história, o encenador Cláudio da Silva questiona as fragilidades humanas e a forma como sentimentos como a vingança podem conduzir à autodestruição. O espetáculo procura ainda refletir sobre as ilusões que podem surgir a partir das próprias fragilidades, da intervenção de outros ou de determinado contexto social.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

“Traço Contínuo”: 24 horas a desenhar na Casa da Cerca, em Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
quinzena-2026

Últimas

PUBLICIDADE
sons-outono

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Festival Read On traz Luísa Sobral, Ondjaki e várias iniciativas literárias a Almada

Programa inclui atividades para diferentes públicos, com o objetivo de promover o gosto pela leitura e aproximar os mais jovens do universo literário.

Novo livro homenageia farmácias centenárias de Almada

Os 180 anos da Farmácia Magalhães, em Almada Velha, e os 120 anos da...

“Enquanto eu não sair em liberdade”: Exposição em Almada revela cartas de amor e resistência durante a ditadura

O Museu de Almada – Casa da Cidade inaugura esta quinta-feira, dia 8 de...

Festa do Cinema Francês traz cinco filmes a Almada

Programação arranca dia 7 de outubro e termina a dia 28, com sessões às 21h no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.