11.9 C
Almada

Época balnear arrancou com reforço de vigilância nas praias de Almada

Município investiu quase 150 mil euros no último ano na iniciativa, que visa garantir vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho.

 

Já arrancou a época balnear deste ano em Almada (dia 1 de junho) e, com ela, arrancou também a nova fase do programa “Praia Protegida”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que garante vigilância, socorro e assistência nas praias do concelho ao longo de todo o ano.

Em 2024, o município investiu mais de 142 mil euros neste programa, quase o triplo do valor atribuído na sua criação em 2018 (cerca de 56 mil euros na altura), o que reflete a “trajetória de crescimento” da iniciativa e o reforço do compromisso da autarquia com a segurança nas zonas balneares.

O dispositivo de segurança conta com a colaboração de três associações de nadadores-salvadores — Âncora, Caparicamar e Associação da Frente Atlântica da Costa de Caparica —, bem como dos bombeiros voluntários de Cacilhas e da Trafaria. A articulação com a Autoridade Marítima Nacional, através do programa “Praia Segura”, reforça a abrangência da iniciativa.

O programa, operacional desde janeiro, está estruturado em várias fases, com especial atenção aos períodos fora da época balnear oficial — como as férias da Páscoa e os fins de semana de primavera e outono — respondendo ao número crescente de visitantes que procuram as praias da frente atlântica de Almada ao longo do ano.

- PUBLICIDADE -
referencia

Durante a apresentação pública do programa, a vereadora Francisca Parreira (pelouro da Proteção Civil e Segurança) destacou o alargamento do período de vigilância e o reforço dos meios envolvidos, sublinhando a importância de garantir uma resposta eficaz não só nos meses de verão, mas também fora deles. “A assistência a banhistas está a ser assegurada durante todo o ano, com especial incidência e atenção aos períodos que antecedem e sucedem a época balnear”, referiu a autarca.

O investimento representa o esforço da autarquia em resposta às exigências de procura da frente costeira. O programa Praia Protegida funciona em articulação com o programa Praia Segura, da Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Porto de Lisboa.

Terminaram as obras de alargamento do IC20, que liga Almada à Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida