14 C
Almada

Mercado Circular: sábado de sustentabilidade e projetos amigos do ambiente em Almada

Mais de três dezenas de associações participam no evento, que decorre este sábado, no Mercado das Torcatas, em Almada. De oficinas e workshops a apresentações de iniciativas e espaços lúdicos, promover as boas práticas ambientais e o consumo sustentável é o mote.

 

Em nome da sustentabilidade, o Mercado das Torcatas recebe este fim-de-semana, o Mercado Circular, evento que visa promover projetos amigos do ambiente e, em particular, a venda, troca e reparação de produtos, procurando com isso destacar a importância da reutilização e lutar contra o desperdício e o seu impacto no ambiente.

O mercado acontece no sábado, dia 10 de maio, e prolonga-se ao longo de todo o dia, contando na sua programação com vários artesãos e oficinas de reciclagem que visam elevar práticas de consumo sustentável. O dia conta ainda com momentos de animação musical e vários eventos ao ar livre, sempre dentro da temática da sustentabilidade.

A abertura, às 10h, acontece com uma atuação do grupo de percussão almadense Porbatuka, e dá o mote para um dia recheado de atividades, desde as já referidas oficinas e workshops a apresentações de iniciativas, bem como espaços lúdicos de promoção de leitura e da mobilidade em bicicleta.

- PUBLICIDADE -

Alguns destaques incluem a apresentação da iniciativa do projeto Refood, por volta das 11h40, e uma mesa redonda durante a tarde sobre Economia Circular aplicada às redes de transição alimentar para a Área Metropolitana de Lisboa. Nos workshops, os visitantes poderão participar em atividades tão diversas como a construção de cataventos, a construção com caixas de cartão ou a reparação de pequenos eletrodomésticos e roupas no Repair Café, que arranca às 14h. Ao longo do dia estará ainda aberta ao público a Cicloficina de Almada, para quem quiser reparar a sua bicicleta. Ao longo do dia, os voluntários do projeto Pedalar sem Idade, estão disponíveis para quem quiser experimentar um passeio de trilhas entre a Praça São João Batista e o Mercado das Torcatas.

Contando com a presença de mais de trinta entidades e associações cívicas, a organização do Mercado Circular é da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada, em colaboração com a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

 

Novo “Bairro Circular” quer transformar as Torcatas no centro da economia circular em Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
natal-forum

Artigos Relacionados

Almada recebe 2026: concertos, bailes e janeiras para começar o ano em grande

Depois da azáfama do Natal e da Passagem de Ano, janeiro é o momento...

Cirurgia robótica e aumento de consultas marcam dois anos da ULS Almada-Seixal

No seu conjunto, os investimentos realizados pela unidade durante o ano de 2025 superam...

Bem-vindo, 2026: 9 sugestões para festejar a Passagem de Ano em Almada (e não só)

Com música, comédia, jantares temáticos e o tradicional fogo de artifício, numa noite marcada...

Bárbara Bandeira e Insert Coin animam entrada do Ano Novo em Cacilhas

Os concertos começam às 22h e, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de...