TST é a operadora de transporte rodoviário urbano com mais queixas

Número de reclamações aumentou quase 60% no segundo semestre de 2019, algo justificado com o aumento no número de passageiros motivado pela introdução do novo sistema de passes.

 

A Transportes Sul do Tejo (TST) foi a operadora de transporte público rodoviário urbano a acumular mais reclamações durante o segundo semestre de 2019. Nesse período, a empresa recebeu 584 queixas, um número que supera o registado pela Carris (385 reclamações), apesar da operadora que presta serviço na cidade de Lisboa transportar mais passageiros. Seguem-se a Vimeca, com 349 queixas, a Scotturb, com 231 e a Barraqueiro – Mafrense, com 180.

Os dados constam do “Relatório sobre Reclamações no Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes”, divulgado esta sexta-feira pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e dizem respeito ao segundo semestre de 2019, ainda antes do início da pandemia de Covid-19.

A nível global, o número de reclamações aumentou quase 60% face ao primeiro semestre (de 8.713 para 13.694 reclamações), algo que a AMT justifica com o crescimento no número de passageiros motivado pela introdução do novo sistema de passes.

- PUBLICIDADE -
Piaget-MREC

 

Fertagus quase duplica queixas

O incremento nas reclamações estende-se ao sector ferroviário, com a Fertagus a registar um acréscimo no número de reclamações de 93,8% (de 289 para 560). Ainda assim, a CP continua a ser a operadora com mais queixas, acumulando 2.698 reclamações no mesmo período.

Em sentido inverso está o transporte fluvial, com a Transtejo a apresentar uma descida de 28,8% nas reclamações, registando apenas 153, no segundo semestre de 2019, algo que a leva a AMT assinalar a “descida continuada há dois semestres consecutivos” da operadora, que registou 604 reclamações no segundo semestre de 2018.

Finalmente, no que diz respeito ao transporte por metropolitano, o relatório constata que o Metro Transportes do Sul (MTS) registou 15,6 reclamações por milhão de passageiros, à frente do Metropolitano de Lisboa, com 13,9 reclamações por milhão de passageiros.

Os dados reportam às reclamações que foram enviadas à AMT, quer as apresentadas no livro de reclamações dos prestadores e operadores de serviços, físico e electrónico. Do total de 13.693 reclamações, 9.639 foram inscritas em livros de reclamações físicos, 2.804 no Livro de Reclamações Electrónico e as restantes 1.250 tiveram outras origens.

De acordo com o relatório, as principais queixas dizem respeito a “cumprimento defeituoso / cumprimento não conforme com o contrato / incumprimento” (38,1%), “preços / pagamento / bilheteiras” (35,4%) e a “qualidade do atendimento / atendimento deficiente nos estabelecimentos e no atendimento telefónico” (11,1%).

 

- PUBLICIDADE -
Piaget-MREC

https://www.almadense.pt/utentes-da-tst-acumulam-semanas-de-pesadelo/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Mercado Urbano de Almada regressa domingo ao Parque da Paz

Parque da Paz recebe mais uma edição do mercado, que apresenta projetos ligados à sustentabilidade, ao artesanato e à economia circular.

Fonte da Telha recebe recriação do Lanço à Antiga da Arte Xávega

Iniciativa tem início às 10h, convidando a população a descobrir "como os pescadores lançavam e recolhiam as redes".

Almada Green Market regressa à Charneca da Caparica

Eco-mercado regressa ao Parque Urbano da Charneca da Caparica nos dias 25 e 26 de julho com duas oficinas dedicadas à sustentabilidade.

Criança de um ano morre após permanecer em carrinha de creche em Almada

Apesar das manobras de reanimação, óbito foi declarado no local.