Celebração mantém atuações de GNR e Van Zee na Praça da Liberdade. Programa inclui sessões solenes, eventos culturais e desfiles. Acessos estarão condicionados ao longo dos próximos dias.
Assim, o ponto alto das celebrações serão as atuações musicais com lugar na Praça da Liberdade, no centro de Almada. Pelas 22h30, sobem ao palco os GNR para revisitar clássicos como “Dunas” e “Pronúncia do Norte”, numa atuação que assinala 45 anos de carreira da histórica banda portuense. Por volta da meia-noite, sobe ao palco Van Zee, nome em ascensão no panorama musical português, que mistura hip-hop, R&B, soul e eletrónica.
As comemorações continuam logo pela manhã de dia 25, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, onde serão homenageados os valores de liberdade e democracia que marcaram o 25 de Abril, e que acontece às 9h, no Fórum Romeu Correia.
Às 10h arranca o tradicional desfile, com início na Praça São João Baptista e culminando às 11h com uma intervenção da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros e do presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, Luís Palma. De seguida, às 11h15 tem lugar a também habitual deposição deposição de coroas na Praça MFA, seguida pela atuação de vários grupos de Almada na Praça São João Baptista.
Da parte da tarde, os almadenses são chamados a participar nas celebrações do 25 de Abril em Lisboa. A concentração está marcada para a Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, por volta das 14h30. Segue-se a tradicional descida da Avenida da Liberdade, para o percurso que simboliza a rutura com o Estado Novo, e que se repete em vários pontos do país.
Já na Trafaria, decorrem a partir das 15h celebrações no Largo da República, com música, intervenções e convívio aberto a toda a comunidade.
O programa oficial de comemoração prevê ainda que haja limitações de trânsito para facilitar o acesso a estes eventos, garantindo circulação segura em todo o concelho. Entre estes, destacam-se os condicionamentos na Praça São João Batista, em vigor desde a manhã do dia 24 e que se prolongarão pela madrugada; e os das ruas Garcia de Orta e Dom Francisco Xavier de Noronha, que estarão em efeito em diferentes períodos dos dias 24 e 25.
Fotogaleria: Almada celebra 25 de Abril com cravos, música e tradição