Equipa do Departamento de Informática da FCT NOVA foi distinguida com um prémio no valor de meio milhão de euros.
A criação de um agente conversacional com recurso a modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa valeu a uma equipa de estudantes portugueses um prémio da Amazon no valor de meio milhão de euros.
Os alunos pertencem ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA, cujo campus se localiza na Caparica, em Almada, e acabam de ser distinguidos na segunda edição da competição internacional Alexa Prize TaskBot Challenge, que procura soluções de IA conversacional de última geração.
O projeto premiado consiste num agente conversacional inteligente que inclui modelos de IA generativa com capacidade para dialogar sobre conteúdos de vídeo e ensinar utilizadores a realizar tarefas manuais.
Intitulada “TWIZ”, a equipa portuguesa foi orientada pelos professores João Magalhães e David Semedo, tendo desenvolvido uma solução multimodal avançada e intuitiva: as técnicas de processamento de modelos de linguagem conseguem ensinar os utilizadores, através do diálogo, a realizarem tarefas manuais e a responder perguntas sobre o conteúdo de vídeos. Por exemplo, o agente pode ensinar um utilizador a completar tarefas manuais complexas, como cozinhar, pintar, arranjar objetos, etc., e ainda dialogar em detalhe sobre as instruções com suporte de vídeo.
“Os diálogos do usuário no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais”, explicou Rafael Ferreira, líder da equipa da NOVA FCT, citado em comunicado. “Aproveitamos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz”, adiantou.
Na final da competição, cinco equipas universitárias foram selecionadas a partir da opinião fornecida pelos clientes e tendo como base o mérito científico dos artigos técnicos produzidos. A equipa vencedora da FCT é composta por Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos, e João Bordalo. No ano passado, a equipa da NOVA FCT participou na primeira edição do concurso da Amazon, tendo ficado em segundo lugar.
https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-investe-52-milhoes-em-laboratorio-de-apoio-a-industria-nacional/