anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Estúdio Periférico e About: a criatividade no Quarteirão das Artes

Estúdio Periférico e About são dois dos ateliers criativos com sede no Quarteirão das Artes, em Almada. Aqui, os arquitetos Ricardo Carneiro e António Damásio criam ideias inovadoras e desenvolvem parcerias.

 

Estúdio Periférico

Ocupando uma das maiores salas do Quarteirão das Artes, o Estúdio Periférico é um atelier de arquitetura constituído por cinco pessoas: os sócios Ricardo Carneiro e Joana Pestana e a equipa Janice, Érica e Sara. 

“Somos uma empresa que procura a sustentabilidade”, destaca Ricardo Carneiro. “Não apenas nas dimensões de projeto, mas também na parte da própria construção”. Para tal, o Estúdio Periférico aposta na construção em madeira, um material “não extrativo, que se regenera e captura carbono”. “É um ganho em toda a linha” que vem revolucionar a indústria da construção, indústria essa, indica, “responsável por cerca de 40% dos gases com efeito de estufa”.

Perto de Almada, são já várias as obras assinadas pelo atelier, entre as quais se destacam o Núcleo do Sporting no Seixal ou o Pavilhão Municipal Cidade de Amora, em fase final de construção. 

- PUBLICIDADE -

Neste momento, a empresa está a desenvolver o projeto para um hotel na zona de Alcobaça. “É um projeto especialmente interessante”, aponta Ricardo, “porque o edifício será totalmente em madeira, através de um sistema construtivo que permite paredes maciças”. Para além de uma maior sustentabilidade, esta construção trará vantagens a longo prazo, já que permite uma maior autoregulação térmica. 

Empresa com génese em Almada, o Estúdio Periférico ocupou inicialmente, em 2018, uma sala no Núcleo Empresarial de Almada Velha. Depois, com o crescimento da equipa, transferiu-se em 2021 para o Quarteirão das Artes.

Para Ricardo Carneiro, nascido no concelho, a oportunidade de trabalhar na sua cidade foi uma feliz coincidência. “Aqui, no Quarteirão das Artes, temos um espaço em que conseguimos funcionar de porta aberta, e temos um conjunto de empresas que trabalham em áreas complementares à nossa. Acabamos por construir sinergias, alimentando o trabalho uns dos outros”, refere.

 

About

foto-damasio

“Se não tivesse vindo para cá, a About provavelmente não existia”: assim resume António Damásio, criador da About, a importância que o Quarteirão das Artes tem para o seu novo projeto. 

Na About, António cria peças de design e de mobiliário em 3D ou coloca imagens de móveis já existentes em cenários tridimensionais, o que resulta em imagens para catálogos de empresas de vários pontos do mundo, do norte da Europa ao Japão. O fundador destaca a importância de criar uma visualização digital dos móveis: “nós queremos mostrar como uma peça de mobiliário é fantástica num ambiente ou situação concreta. Eu crio o modelo dessa peça, insiro-a no cenário digital e depois fotografo”.

- PUBLICIDADE -

A About nasce da criatividade e das conversas que teve com outros residentes do Quarteirão: “fizeram-me pensar no trabalho que faço e fiquei entusiasmado com a ideia de fazer uma coisa mais específica”. É assim que António passa de trabalhar maioritariamente em arquitetura para dedicar mais tempo ao mobiliário. 

É um trabalho que requer muita criatividade, vantagem que António relaciona com a criação de uma empresa própria: “trabalhar por conta própria permite um trabalho muito mais específico e personalizado para aquela marca, para aquele objeto. Deixa de ser uma coisa genérica. Tenho espaço para ser criativo”.

Embora a About seja o António, como o próprio refere, também há colaborações pontuais com colegas de profissão, nomeadamente em projetos maiores. Pertencer ao Quarteirão das Artes também traz várias vantagens. “O estímulo que vem das conversas, de ver as exposições na entrada, ou até de alguém que passa cá e com quem acabo por falar” são alguns dos benefícios apontados, ao lado do incansável apoio das responsáveis Ana Guerreiro e Alexandra Cação.

Embora não seja de Almada, António já aqui vive na cidade há cerca de dez anos: “É mais fácil estar cá, sinto que tenho mais tempo. E depois temos a Costa da Caparica aqui ao lado”, aponta, com um sorriso.

Juntamente com a Estúdio Periférico, está a desenvolver produção de imagens para os clientes, que vem facilitar a visualização e a tomada de decisões. 

 

Conteúdo Comercial:

NovAlmadaVelha – Agência de Desenvolvimento Local

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

 

Novalmadavelha

 

Incubadoras:

Quarteirão das Artes

qa-novo

Núcleo Empresarial de Almada Velha

 

Nucleo-empresarial

 

 

https://almadense.sapo.pt/almalab/no-coworking-do-quarteirao-das-artes-partilham-se-ideias-e-criam-se-historias/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Motorpor reforça operação no distrito de Setúbal com integração das marcas da SGS Car

Grupo nacional assume representação de novas marcas em Almada, Montijo e Palmela e garante...

QURA: um vinho para celebrar o lifestyle de Verão

O QURA é um novo vinho do Douro ideal para o verão, pensado para...

Farmácia Nova da Sobreda inaugura posto de análises clínicas

A Farmácia Nova da Sobreda, no concelho de Almada, já tem em funcionamento o...

Antarte mostra excelência da marcenaria portuguesa na Expo Osaka

Marca portuguesa materializou mais de 40 peças de mobiliário para o Pavilhão português.   A Antarte...