8.6 C
Almada

25ª Mostra de Teatro de Almada arranca a 29 de outubro

Mostra de Teatro assinala 25 anos com mais de três dezenas de espectáculos e outras atividades.

 

A 25ª Mostra de Teatro de Almada tem palco na cidade de 29 de outubro a 28 de novembro. O evento regressa com 31 peças representadas por 25 grupos de Almada, Seixal, Lisboa e Cascais, em dez espaços culturais da cidade de Almada.

Este ano, a Mostra conta com uma conversa sobre os seus 25 anos de existência, o presente e o futuro do evento, com a participação de Sarah Adamopoulos, coordenadora do livro A Cidade do Teatro. A entrada é livre e o encontro decorre no Fórum Municipal Romeu Correia a 3 de novembro às 21h30.

O evento abre com a estreia de Sombrios, de Luís Menezes, com atuação da associação cultural Alpha Teatro, na Academia Almadense, às 21h30. Esta é a história de quatro irmãs que viveram isoladas devido à sua aparência e têm de aprender a sobreviver após a morte dos pais; uma peça focada na marginalização e complexidade das relações familiares. No mesmo dia e local, às 19h30, na Sala de Cinema, os expectadores podem assistir a um momento musical de entrada livre.

- PUBLICIDADE -
referencia

A programação teatral desta 25ª edição traz ainda a Almada autores estrangeiros como Samuel Beckett com Dias Felizes, uma viagem deambulatória pelas memórias da protagonista Winnie, ou Anton Tchekhov com a peça Não Vai Haver Mascarados, baseada no texto Três Irmãs ou ainda Federico García Lorca com Público, sobre um diretor de teatro falido a sofrer por uma paixão proibida que cria uma versão alternativa do clássico Romeu e Julieta.

No campo nacional, a Mostra apresenta, entre outros, Joaquim Paulo Nogueira com o Farol, um intenso diálogo entre três personagens que lidam com dramas pessoais, ou Romeu Correia com Jangada, a história de uma família que comprometeu o passado por uma vida melhor, uma comédia em tom sério sobre a ascensão social.

Organizada anualmente pela Câmara Municipal de Almada e os grupos de teatro do concelho, a Mostra está sujeita às atuais regras em vigor motivadas pela covid-19. A reserva de bilhetes é feita através do contacto com o local do espetáculo e a recolha do ingresso pode ser feita até 45 minutos antes da peça.

 

Para além do Teatro. Uma exposição, um filme, uma conversa e um passeio

Durante toda a Mostra e até 29 de dezembro, no Teatro-Estúdio António Assunção, pode ver-se uma exposição de fotografia documental dedicada aos dez anos do Actos Urbanos – um grupo de teatro comunitário e formação teatral sediado em Almada, aberto à população em geral, com foco na produção de textos originais que destacam as experiências quotidianas da vida urbana.

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Academia Almadense, sempre às 21h30, a cidade convida os espectadores para a projeção do filme Como resistir a 233ºC. Este é um conjunto de seis curtas-metragens que acompanham a história de seis personagens obrigados a um confinamento motivado por uma força desconhecida. Os protagonistas tentam manter as suas rotinas e encontram consolo nos livros e narrativas – que ardem a 233ºC, como o papel.

No dia seguinte, a 12 de novembro, realiza-se o lançamento da Revista WOS – Women in Scene, dedicada à voz singular das mulheres no meio, durante a conversa Mulheres no Teatro e na Performance, às 20h, no Fórum Romeu Correia.

- PUBLICIDADE -

Fora de portas, a Mostra organiza um passeio histórico por Cacilhas com Francisco Silva, licenciado em História e mestre em Estudos do Património. Este passeio pela Pré-História e momentos marcantes da História de Portugal, com particulares apontamentos de foco local, é gratuito e realiza-se a 14 de novembro, às 11h.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/teatro-extremo-estreia-portugal-dos-pequenitos-a-21-de-outubro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...