Intervenção inclui a criação de um canal pedonal e ciclável num dos lados da via, a construção de rotundas e ligações de acesso às praias da Costa da Caparica.
Arrancaram esta semana as obras de requalificação da Estrada Florestal, a principal via de acesso às várias praias, anunciou a Junta de Freguesia da Costa da Caparica.
Com um prazo de execução estimado em 240 dias, prevê-se que a intervenção esteja concluída antes da próxima época balnear. Adjudicada à empresa Construções Pragosas, a obra conta com um investimento municipal de aproximadamente 2,5 milhões de euros e abrange uma extensão de 4,6 quilómetros (troço compreendido entre a Praça Nossa Senhora dos Navegantes e o cruzamento do antigo restaurante Giramar).
Para além da criação de um canal pedonal e ciclável num dos lados da via, a obra prevê a construção de rotundas e ligações de acesso às praias.
Uma vez que a intervenção está integrada em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), o arranque das obras é possível graças ao aval concedido pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, que considerou a ação de “relevante de interesse público”. Emitido em Maio deste ano pelo ministro João Pedro Matos Fernandes, o despacho refere que a obra pressupõe “uma maior segurança de pessoas e ciclistas, rapidez de socorro em situações de emergência e um melhor ordenamento das áreas confinantes”.
O projeto vai aumentar de forma considerável a via existente, que passará de ocupar os atuais 30 mil metros quadrados para perto de 52 mil. Ainda assim, o despacho considera que a obra “não coloca em causa as funções desempenhadas pelos sistemas de REN”, sendo fundamental para uma “estratégia de incentivo à mobilidade suave”.
https://almadense.sapo.pt/cidade/arrancam-obras-de-requalificacao-do-largo-de-cacilhas/