15.9 C
Almada

Autárquicas: Sondagem coloca PS e CDU separados por quatro pontos em Almada

Nova sondagem atribui vitória do PS, mas CDU ainda tem hipóteses de reconquistar a autarquia perdida há quatro anos.

 

A disputa autárquica continua renhida em Almada, com PS e CDU ainda em condições de poder aspirar à vitória nas eleições que terão lugar a 26 de setembro. De acordo com uma sondagem divulgada esta segunda-feira pela RTP e pelo jornal Público, as duas formações encontram-se separadas por apenas quatro pontos percentuais, num cenário semelhante ao ocorrido há quatro anos, quando os socialistas arrebatam o histórico bastião comunista com uma diferença de apenas 413 votos.

Ainda assim, o PS surge com uma ligeira vantagem na sondagem realizada pela Universidade Católica Portuguesa. Com uma intenção de voto de 33%, a lista liderada pela atual presidente da Câmara, Inês de Medeiros, poderia repetir a vitória de 2017, elegendo entre quatro e cinco vereadores.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

Mas a candidata da CDU, Maria das Dores Meira, ainda poderá recuperar a Câmara de Almada para os comunistas, surgindo com 29% (entre três e cinco mandatos).

Certo é que, uma vez mais, não haverá maioria absoluta, pelo que a formação de maiorias irá depender da votação alcançada pelos partidos que se seguem.

Assim, na terceira posição surge a coligação de centro-direita Almada Desenvolvida (que une PSD, CDS, Aliança, MPT e PPM) com uma estimativa de 13% dos votos (entre um e dois vereadores). Segue-se o Bloco de Esquerda, que apresenta 9%, podendo reeleger Joana Mortágua como vereadora.

Atualmente, Almada tem 11 vereadores na Câmara Municipal: quatro do PS, quatro da CDU, dois do PSD e um do Bloco de Esquerda. Assim, a confirmarem-se os números apontados pela sondagem, mantém-se a ausência de maioria absoluta, pelo que os partidos terão que fazer novamente negociações para governar.

Com menos hipóteses de eleger vereadores na autarquia almadense há ainda três outros partidos, que poderão, contudo, obter representação na Assembleia Municipal. Trata-se do PAN, que surge com 5%, o Chega, que poderia estrear-se com 5% e a Iniciativa Liberal, com 2%.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/autarquicas-partidos-preveem-gastar-330-mil-euros-na-campanha-eleitoral-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...