anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Candidato do PSD à Câmara de Almada, Hélder Sousa Silva quer “recuperar o tempo perdido”

Candidato social-democrata afirmou que o projeto para Almada “é para oito anos”. Evento de apresentação contou com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

 

Está oficialmente apresentada a candidatura de Hélder Sousa Silva pelo Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal de Almada. O evento decorreu no Clube Náutico de Almada pelas 18h de domingo e contou com a presença de várias figuras ilustres do PSD, a nível municipal e nacional, num final de tarde onde o eurodeputado e antigo autarca de Mafra assumiu a enormidade do desafio: conquistar uma câmara que, em todo o período democrático, nunca virou à direita.

No discurso de apresentação, o social-democrata reconheceu “não ter uma grande ligação” ao município, mas garantiu que já está no terreno a conhecer as suas dinâmicas e problemáticas. “Faz algum sentido Almada estar como está?”, atirou, apontando aos executivos municipais do Partido Socialista (PS), desde 2017, e do Partido Comunista Português (PCP) nas quatro décadas anteriores.

A vontade declarada não é apenas a de melhorar os resultados obtidos nas últimas eleições autárquicas, onde o PSD não foi além dos 10,7%, mas de conquistar uma autarquia que os social-democratas nunca conseguiram vencer. Nesse sentido, Sousa Silva traçou as linhas gerais de um projeto que, diz, é de longo-prazo. “É um projeto, no mínimo, para oito anos. Sei que é ambicioso, mas vamos recuperar o tempo perdido”, disse o atual eurodeputado.

Ao longo do discurso, o candidato fez-se valer da experiência em Mafra, onde foi presidente da câmara municipal entre 2013 e 2024 (quando foi eleito para o Parlamento Europeu), afirmando a vontade de trazer várias das mesmas iniciativas para Almada. “O desafio em Mafra era grande, mas jogava em casa. O desafio de Almada é incomensuravelmente maior”, disse o social-democrata, que sublinhou o “enorme potencial” de Almada que, no seu entender, não tem sido aproveitado. “Não é aceitável que um concelho que tem tanto para dar esteja tão esquecido.”

- PUBLICIDADE -
fct-cientista
Candidato discursou para dezenas de apoiantes no Clube Náutico de Almada. Foto: PSD

A saúde e a segurança estiveram entre os principais temas do discurso. Hélder Sousa Silva descreveu a primeira como “uma área que preocupa todos os almadenses”; quanto à segunda, classificou-a como fundamental para o desenvolvimento do concelho, e prometeu ajudar a dotar de meios as forças de segurança do município. O candidato destacou ainda a educação, que caracterizou como “o melhor elevador social” e uma aposta do seu executivo de Mafra, e a empregabilidade, para que Almada não seja apenas um lugar para dormir no fim da jornada de trabalho.

“Em Mafra tínhamos exatamente o mesmo problema: os casais que se fixavam tinha de ir e vir de Lisboa todos os dias. Hoje há 20 mil novos postos de trabalho, os movimentos pendulares são menores. É preciso criar mais emprego em Almada, de forma a que os almadenses não tenham de sair daqui, e de forma a que Almada se torne competitiva com Lisboa”, defendeu.

 

Ministro das Infraestruturas destaca “visão” de Sousa Silva

Destacando o mérito e capacidade de trabalho de Hélder Sousa Santos, o responsável partidário afirmou a necessidade de uma mudança de ciclo, “necessária e urgente”, para Almada. “Muitas vezes, ouvimos os partidos de oposição usarem o slogan de “fazer diferente”, mas em Almada a questão não é fazer diferente: é mesmo fazer! Simplesmente fazer, porque não podemos continuar a adiar o potencial gigantesco deste grande concelho”.

Convidado de honra da sessão, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, esteve no evento enquanto membro da direção nacional do PSD e amigo de longa data de Hélder Sousa Silva. Apesar de não estar originalmente previsto, o ministro acabou por falar aos presentes, num breve discurso em que elogiou as qualidades humanas do candidato a Almada. “É um marido, um pai e um cidadão exemplar, e alguém apaixonado por todos os projetos onde se envolve, e não podia estar mais contente de estar aqui ao seu lado”, disse Pinto Luz.

Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, marcou presença no evento. Foto: PSD

Embora não estivesse oficialmente em funções governativas, o ministro não deixou de “colocar o chapéu” durante parte do seu discurso, referindo a Almada como “a grande aposta do Governo para o futuro da Área Metropolitana de Lisboa”. Destacando obras anunciadas como o túnel Algés-Trafaria, o projeto de prolongamento do metro, ou as várias infraestruturas projetadas no âmbito do novo aeroporto em Alcochete, Miguel Pinto Luz afirmou que o município “precisa desta visão, deste arrojo que o Hélder lhe pode dar”, para se afirmar como pilar de desenvolvimento da região.

 

Inês de Medeiros candidata pela terceira vez à Câmara de Almada pelo PS

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Ginastas do Clube Recreativo do Feijó campeãs nacionais em iniciadas

Atletas almadenses alcançaram resultados expressivos no campeonato nacional que decorreu este fim de semana.   As...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...