14 C
Almada

Garcia de Orta: taxa de ocupação de doentes covid nos 95%

Em caso de necessidade adicional, o hospital admite a possibilidade de estabelecer protocolos com privados para a contratualização de camas de cuidados intensivos. 

 

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, encontra-se sob forte pressão devido ao agravamento da situação pandémica, tendo atingido uma taxa de ocupação de doentes covid-19 de 95% e uma percentagem de ocupação total de 91%. A informação foi revelada ao ALMADENSE por fonte hospitalar, que adiantou que a unidade regista atualmente um total de 123 doentes internados com covid-19, “dos quais 105 internados em enfermaria e 18 doentes em unidades de cuidados intensivos”.

Tendo em conta este cenário, o HGO reforçou a capacidade dos cuidados intensivos em quatro camas, atingindo agora um total de 28. Desse conjunto, “19 destinam-se ao tratamento de doentes positivos para a infeção por SARS-COV-2 e as restantes destinam-se a doentes não covid”, explicou o Gabinete de Comunicação daquela unidade hospitalar.

Em caso de “necessidade adicional e uma vez esgotada a capacidade de articulação regional”, o hospital não exclui a possibilidade de “vir a estabelecer protocolos com unidades privadas de saúde para a contratualização de camas de cuidados intensivos”.

- PUBLICIDADE -

Nas últimas oito semanas, o HGO “tem mantido uma média diária de 90 a 100 camas destinadas a adultos positivos para a COVID-19, em enfermaria”, adiantou ainda fonte hospitalar.

Desde o início da pandemia que o Hospital que serve os concelhos de Almada e Seixal tem vindo a adotar outras medidas para tentar dar resposta e “melhorar o acesso à prestação de cuidados” tanto para doentes covid como não covid, garante a unidade. Neste sentido, a unidade de cirgurgia foi transformada em unidade de cuidados intensivos (UCI) “para dar resposta a doentes infetados pelo SARS-Cov-2” e foram criados “seis quartos individuais de pressão negativa que permitem uma gestão flexível, de acordo com as necessidades”.

De acordo com a mesma fonte, foram ainda efetuadas “obras de melhoria, na ordem dos 400 mil euros para aumentar a capacidade na UCI para doentes covid e não covid” e foi investido meio milhão de euros em equipamento.

Tendo em conta as limitações, “tem sido o empenho e a dedicação de todos os profissionais que trabalham no HGO o fator determinante para assegurar as soluções adequadas aos doentes que servimos”, sublinha a unidade hospitalar.

 

https://almadense.sapo.pt/coronavirus/garcia-de-orta-vacina-500-profissionais-contra-a-covid-19/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...