13.1 C
Almada

Almada Extreme Sprint 2024 regressa à Lisnave para a “maior edição de sempre”

A edição deste ano do Almada Extreme Sprint acontece nos dias 5 e 6 de outubro. Promete ser a maior de sempre, num evento que celebra os 50 anos de carreira do piloto Aníbal Rolo.

 

Ainda não se ouve o rugido dos motores, mas o Almada Extreme Sprint já está em direção aos antigos estaleiros da Lisnave, que voltam a acolher o evento nos dias 5 e 6 de outubro: “Abrir as portas da Lisnave por um dia aos almadenses é algo muito especial para todos os que por lá passam. O público presente é testemunha de histórias emocionantes sobre a importância desse local para a comunidade”, refere Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, que organizou o evento, em declarações ao ALMADENSE. A sexta edição promete ser a “maior de sempre”, com recorde de participantes e uma programação que combina adrenalina, solidariedade, gastronomia e muitas outras surpresas para os amantes do desporto automóvel.

Este evento já é o mais participado de todos os que organizamos em termos de equipas. Temos 90 viaturas inscritas e uma lista de espera com cerca de 45 carros. O mais impressionante é que as inscrições esgotaram em apenas 36 horas”, destaca o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal. “O que posso garantir é que estamos preparados para receber uma enchente, seja qual for. Há lugar para todos e com segurança”, sublinhou.

A nova edição da competição automobilística homenageia os 50 anos de carreira ininterrupta do piloto Aníbal Rolo que, ao longo das décadas, se destacou em ralis e corridas de velocidade pela habilidade e paixão pelo desporto. “À medida que preparamos os vídeos e reportagens sobre a sua vida, vamos descobrindo mais histórias e aventuras que reforçam a nossa certeza de que ele é, de facto, alguém muito especial”, refere Fernando Matias, “o Mestre Aníbal Rolo, em particular, não é apenas reconhecido pelos seus feitos nas pistas, mas também pelo seu caráter e personalidade, que inspiram todos que o conhecem”. O piloto também estará presente no evento, exibindo alguns dos seus emblemáticos carros de competição.

- PUBLICIDADE -

O dia anterior ao da competição, dia 5 de outubro, começa com a chegada dos concorrentes, com nomes como Rui Madeira, Luís Moutinho, Fernando Mayer Gaspar, Eva Laranjeira, José Carlos Magalhães e Gonçalo Boaventura. Este ano, há também novidades para os entusiastas de automóveis clássicos, como a certificação de carros clássicos pelo Museu do Caramulo e o regresso do Pop Cross de 2CV (Citroen dois cavalos).

 

Competição, desfile de clássicos e solidariedade

extreme-lisnave

Ainda neste dia, decorre uma importante iniciativa solidária organizada pela associação “Help Who Helps” e pelo piloto Fernando R. Silva, em colaboração com a Palhaços d’Opital: “A solidariedade é um valor essencial em todos os eventos que organizamos. Sentimos que é nosso dever retribuir o carinho e apoio que recebemos da comunidade. Sabemos que não podemos fazer isso todos os dias, mas sempre que temos a oportunidade, aproveitamos ao máximo para ajudar”, confessa o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, que organiza o evento com apoio da Câmara Municipal de Almada. Os visitantes podem acompanhar todos estes momentos enquanto aproveitam também a vasta oferta gastronómica do evento.

Já no dia 6 de outubro, dia das competições, as corridas tomam conta do evento: “O circuito é desafiante e muito apreciado pelos pilotos, não só pelo estilo de condução que exige, mas também pela incrível vista que oferece sobre Lisboa – provavelmente a melhor vista da capital”, conta Fernando Matias ao ALMADENSE. Para além de provas de Sprint e desafios de Regularidade, o Almada Extreme Sprint vai também brindar o público, a partir das primeiras horas, com sessões de treinos e qualificações, exibições de co-drivers e ainda um desfile de automóveis clássicos. Ao longo do dia, os visitantes podem também desfrutar de diversas atrações, como música, expositores e comércio local, com produtos típicos da região.

Este ano, o Almada Extreme Sprint promete um programa ainda mais diversificado, com surpresas para os amantes de automóveis, tornando-se o ponto de encontro ideal para quem procura uma experiência envolvente e completa no desporto motorizado e, “vale lembrar, a entrada é gratuita, por isso esperamos que Almada desça até à Lisnave para fazer parte desta festa”, remata Fernando Matias.

 

- PUBLICIDADE -

Fotos: Bruno Marreiros

Já sabe o que vai fazer este fim de semana? Concertos, mercados e literatura em Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...