13.4 C
Almada

Transtejo Soflusa recebe dois novos navios elétricos

Chegada dos novos elementos da frota vai permitir à Transtejo “iniciar a operação elétrica na ligação fluvial do Seixal no final de abril de 2024″.

 

A Transtejo Soflusa acaba de receber dois navios da nova frota elétrica. Intitulados “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa”, os dois barcos chegaram ao Porto de Lisboa na noite de 26 de janeiro, tendo-se juntado de seguida ao navio “Cegonha-Branca”, atracado nas instalações da empresa em Cacilhas. Ali, “efetuaram a respetiva ligação a terra para carregamento de energia, sob acompanhamento de equipas técnicas especializadas”, informou a Transtejo em comunicado.

A chegada dos novos elementos da frota vai permitir à empresa “iniciar a operação elétrica na ligação fluvial do Seixal no final de abril de 2024”, adiantou a operadora, que garante as ligações fluviais no Tejo.

No final de março, acrescenta a Transtejo, será entregue o quarto navio da nova frota elétrica, sendo que a construção das restantes seis embarcações continua em curso nos estaleiros da espanhola Astilleros Gondán, em Avilès.

- PUBLICIDADE -
referencia

Quanto aos navios “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa” vão cumprir nas próximas semanas com o “plano de vistorias técnicas, por parte da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, de modo a seguir-se o processo de certificação, em que se destaca a emissão do título de propriedade e do certificado de navegabilidade”, explicou a Transtejo.

Ao mesmo tempo, está em curso a formação das tripulações, bem como a execução das obras relativas às estações de carregamento nos terminais das ligações fluviais que irão receber a operação elétrica: Cacilhas, Seixal, Cais do Sodré e Montijo.

Depois do Seixal se ter tornado pioneiro deste processo no passado dia 15 de outubro de 2023, “este domingo, 28 de janeiro, o Cais do Sodré tornou-se o segundo terminal fluvial a receber uma Torre Zinus, destinada ao carregamento rápido dos novos navios”, informou ainda a operadora, acrescentando que o terminal fluvial do Montijo será o próximo a receber uma Torre Zinus.

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...